sexta-feira, 10 de junho de 2016

Atualização do Lightroom traz nova função de alinhamento

junho 10, 2016 | por Resumo Fotográfico


Nesta semana, a Adobe lançou mais uma atualização do Lightroom para os assinantes do serviço Creative Cloud. Além de corrigir bugs e atualizar o suporte a câmeras, foi apresentada uma nova função que permite ao usuário fazer o alinhamento de perspectivas usando linhas guias.

O "Painel Correções da Lente" foi melhor organizado e agora limita-se apenas a aplicar o perfil da lente e ajustes manuais de distorção, correções de cor e vinheta. O restante dos ajustes agora estão em um novo painel chamado "Transformação", onde se concentram a função "Upright" – para correção de perspectiva da imagem – e os ajustes manuais para perspectiva vertical, horizontal, de aspecto e outras.

Além das correções automáticas  já conhecidas, agora o painel conta com um ajuste chamado "Guiado", que permite ao usuário definir as linhas a serem utilizadas como referência para endireitar a perspectiva da cena.

Para fazer isto, o usuário deve acionar a opção Guiado e então traçar até 4 linhas na imagem – duas verticais e duas horizontais – que serão utilizadas como referência, de forma muito similar ao que já é feito na correção do horizonte. O curso para marcação das linhas conta ainda coma “Lupa”, para aumentar a precisão.

Fonte: iPhoto