sexta-feira, 24 de junho de 2016

Preenchimento no contraluz

Lehigh University/Reprodução

Na imagem acima, temos a silhueta da contraluz preenchida com um isopor e a luz do sol foi aproveitada como luz de cabelo, para separar o modelo do fundo, criando a sensação de tridimensionalidade.

Contraluz é um tipo muito bom de iluminação direta do sol. O modelo está em contraluz quando o sol está atrás da pessoa, iluminando seu cabelo e a linha de seu pescoço e ombros.

Com contraluz, é essencial usar uma boa luz de preenchimento. Quando usar um rebatedor, posicione-o tão perto quando possível do modelo, sem estar no campo de visão da lente da câmera. O rebatedor normalmente é posicionado entre o modelo e a câmera (abaixo da lente) e inclinado para cima, na direção do rosto.

Não confie em seu fotômetro da câmera em situações de contraluz. Ele irá ler o fundo brilhante e os destaques no cabelo em vez da exposição no rosto. Se expuser para a intensidade da contraluz, você irá mostrar a silhueta do modelo. Se não tiver outro fotômetro que o da câmera, aproxime-se bastante e faça uma leitura do rosto do modelo, tendo o cuidado de não bloquear a luz do rebatedor.

É importante checar o fundo enquanto compuser um retrato na luz do sol direta. Uma vez que há consideravelmente mais luz do que num retrato feito na sombra, a tendência é usar uma velocidade de obturador média como 1/250 segundo, com uma abertura menor que usual, como f/11. As aberturas menores irão dar nitidez ao fundo e distrair de seu modelo. Preveja a profundidade de campo para analisar o fundo. Use uma velocidade mais rápida de obturador e uma abertura mais ampla da lente para minimizar os efeitos do fundo.

É sempre melhor, quando usar uma DSLR, disparar algumas vezes como teste e avaliar a exposição do fundo e a geral com várias configurações. Use as funções de aumento e de apara de destaques que a maioria das DSLRs emprega nas rotinas de reprodução no LCD para checar destaques estourados e fundos nítidos demais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil