sábado, 5 de novembro de 2016

Nota: A tragédia de Mariana e a (ir)responsabilidade da Vale

novembro 05, 2016 | por Resumo Fotográfico

Ismael dos Anjos

Neste sábado, 5 de novembro, completa exatamente um ano desde o rompimento da barragem de rejeitos de minérios da Samarco em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana (MG). A avalanche de lama invadiu vilarejos, soterrando carros, casas, escolas e igrejas. Destruiu vidas, contaminou um rio e arruinou diferentes ecossistemas e formas de subsistência. O maior desastre ambiental do país permanece até hoje impune. A Vale, terceira maior mineradora do mundo e proprietária da Samarco, nega qualquer responsabilidade sobre o acontecido.

O Resumo Fotográfico não pode ser indiferente a essa situação e, diante da recusa da empresa em reconhecer as suas responsabilidades e assumir a recuperação dos danos causados, retira a partir de hoje o apoio de divulgação a qualquer projeto que possa estar vinculado direta ou indiretamente à Vale e suas relacionadas. Uma multinacional de lucro bilionário, que explora recursos naturais de forma descontrolada, que patrocina políticos para obter benefícios, que nega sua responsabilidade social e que tenta esconder sua real fachada através de programas culturais.

Pedimos desculpas aos colegas e amigos fotógrafos que se beneficiam dos espaços, projetos e patrocínios oferecidos pela Vale, porém, não podemos ignorar a (ir)responsabilidade da empresa diante de uma tragédia tão grave como essa, que ainda repercute após um ano da sua ocorrência. Entendemos que muitos profissionais dependem de recursos como esse, mas acreditamos que apoiar e divulgar seus programas culturais são uma forma de publicidade que não está alinhada com as preocupações e ações reais da empresa em relação à sociedade.