sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Kodak anuncia retorno do filme Ektachrome ao mercado

janeiro 06, 2017 | por Resumo Fotográfico


Em 2012, apos anos de declínio nas vendas, a Kodak descontinuou a fabricação do Ektachrome, um dos filmes mais icônicos da marca. A notícia causou a tristeza de muitos entusiastas da fotografia, que publicaram seus últimos ensaios com o filme. Nesta quinta-feira (5) no entanto, a marca anunciou que o Ektachrome vai voltar ao mercado.

O anúncio foi feito durante a CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas. "A reintrodução de um dos filmes mais emblemáticos é apoiada pela crescente popularidade da fotografia analógica e o ressurgimento da fotografia de filme", disse a Kodak Alaris. "O ressurgimento na popularidade da fotografia analógica criou a demanda de produtos de filmes novos e antigos."

Segundo a empresa, a decisão de trazer de volta o filme surgiu após ouvir as demandas dos fotógrafos nos últimos anos. Eles estavam pedindo o retorno dos filmes diapositivos coloridos e a empresa decidiu que o Ektachrome, que usa o processo de revelação E6, era o caminho certo a percorrer.

O filme ficou conhecido por seu grão extremamente fino, cores limpas, grandes tons e contrastes e tornou-se icônico em grande parte devido ao uso extensivo de filmes de slides pela National Geographic Magazine ao longo de várias décadas.

O Ektachrome 35mm está atualmente em desenvolvimento na fábrica de filmes da Kodak em Rochester, NY, Estados Unidos e deve chegar ao mercado no quarto trimestre de 2017.

Fotografia tirada com o filme Kodak Ektachrome 64T (Hleb Makarevich/DeusXFlorida/Flickr)