sexta-feira, 21 de abril de 2017

Segundo estudo, fotografar o que você vive aumenta o prazer da experiência

abril 21, 2017 | por Resumo Fotográfico

Em 2015, esta foto ficou famosa por mostrar uma idosa apenas observando enquanto o resto das pessoas fotografavam os atores chegando à premiere do filme Black Mass (Foto: John Blanding/The Boston Globe/Getty Images)

Novas tecnologias que ficam populares costumam trazer consigo uma chuva de críticas. Hoje uma das mais presentes reflexões em volta da fotografia vem da prática com smartphone. Com a popularização das câmeras nos celulares, muita gente parece tirar mais foto do que curtir o momento em si.

Tornou-se comum ouvir que o hábito comum de tirar fotos diminui a capacidade de desfrutar um momento. Para verdadeiramente curtir o momento, você não deveria estar fotografando. Será? De acordo com um novo estudo, o extremo oposto é verdadeiro.

Um estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, explica que fazer fotos aumentaria o aproveitamento e o prazer da experiência. De acordo com o principal autor do estudo, Kristin Diehl, “ao contrário de verificar seu e-mail ou mensagens de texto, […] fotografar na verdade direciona você para a experiência”.

Em um experimento, um grupo de participantes que recebeu câmeras foi solicitado a tirar fotos durante um passeio de ônibus. Este primeiro grupo relatou divertir-se significativamente mais do o grupo ao qual foi requerido apenas observar.

Outro estudo, realizado em 2013, havia citado que pessoas lembram menos do evento quando estão fotografando o mesmo. O estudo anterior, realizado pela Fairfield University, descobriu que as pessoas que fazem fotos de objetos em um museu eram mais propensas a esquecer do que tinham visto, ao contrário das que não tinham feito fotos. Diferentemente, o novo estudo analisa o prazer proporcionado através do ato de fotografar, não a memória do evento.

Na pesquisa atual, também foi feito experimento com pessoas em museu. Um grupo foi instruído a tirar fotos e o a apenas observar. Depois de rastrear os movimentos dos olhos dos participantes, os pesquisadores descobriram que aqueles que fotografavam dedicaram mais atenção visual para as obras do que para outros itens.

Há um porém: enquanto fotografar aumenta a atenção no momento, o uso do telefone em tarefas relacionadas à foto como postar a imagem para Instagram, Snapchat ou Facebook fazem o inverso, distraem. É sempre bom lembrar que há momentos onde fotografar pode se tornar irritante, especialmente para as outras pessoas presentes. Mas, de acordo com esse estudo, se o momento é propício para fotos, você não precisará escolher entre fotografar e aproveitar; está tudo incluso.

via iPhoto Channel