sexta-feira, 16 de junho de 2017

Retratos da juventude de classe média iraniana

junho 16, 2017 | por Resumo Fotográfico

Tomada dentro da familiaridade de seu próprio prédio de apartamentos, a série de retratos de Newsha Tavakolian revela as pressões e o isolamento que enfrentam a juventude de classe média em Teerã

Na série "Look" Newsha Tavakolian retrata os habitantes de seu próprio prédio em Teerã. As fotos tomadas em uma hora do crepúsculo aparentemente suspensa entre a noite e o dia, transmitem as ansiedades profundas e medos que os jovens da classe média no Irã têm sobre o futuro.

"Eles estavam todos assustados ou ansiosos, e eu vi que, apesar do acesso que tinham à tecnologia, apesar de não estar no limite da pobreza, eles ainda estavam solitários, perplexos", diz a fotógrafa.

"Look" é um retrato devastador de uma classe média em declínio, espremida em casa pela crise econômica e cujas vidas não são reduzidas até a hora crepuscular de melancolia que Tavakolian captura, mas marcadas por isso.

"O projeto foi o meu desejo de analisar profundamente a vida daqueles que me rodeiam, que conheci há mais de dez anos e que vivem no meu prédio. Eu queria trazer à vida a história de uma nação de jovens de classe média que estão lutando todos os dias com eles mesmos, sua sociedade isolada e conformada, a falta de esperança para o futuro e cada uma de suas histórias individuais. Durante um período de seis meses às 8h, coloquei minha câmera em um tripé em frente à janela, onde assisti a mesma vista da cidade por dez anos.Tentei capturar um momento de cada uma de suas histórias no quadro de uma janela que olha para os edifícios de concreto frio que nos cercam diariamente."- Newsha Tavakolian










Fontes: Magnum Photos e Time