segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Miguel Chikaoka promove oficina gratuita em Porto Velho

agosto 28, 2017 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo Miguel Chikaoka, autor de várias reportagens e documentários sobre temas sócio culturais emergentes na Amazônia, o que o elevou ao cenário internacional, vem a Porto Velho nos dias 29 e 30 para ministrar uma oficina de Fotaxia aos amantes da fotografia.

O evento é gratuito, com vagas limitadas para até 18 participantes, e acontece das 8h30 às 12h e das 14h às 18h no Sesc Centro, na Av.Presidente Dutra, região do centro histórico da capital. A oficina é resultado da parceria entre o sistema Fecomércio/Sesc/Senac e o Fotoclube Rondônia.

Em nota, a organização diz que a proposta da oficina é promover uma imersão no universo da luz como matriz inspiradora, tanto para construção de percursos educativos como em processos de criação. A oficina busca estimular ao exercício da percepção e expressão de si e do mundo através de vivências que articulam o potencial humano.

O evento iniciará com apresentação do autor e da temática abordada, em seguida, será realizado exercício de alteridade, dinâmicas sensoriais, como estímulos e deslocamento dos sentidos da percepção.

A luz também estará em destaque, com estudo da materialidade e significados, propriedades e características físicas da luz, fontes, propagação, incidência, fotossensibilidade, reflexão e refração da luz.

O fotógrafo falará também sobre a câmera obscura pinhole, com foco na visualização luz-imagem, fotografia pinhole. A oficina trabalhará ainda a câmera obscura com dispositivo óptico, falando sobre plano focal e profundidade de foco. Ao final haverá uma roda de conversa, sobre processos, potenciais e possibilidades.

Miguel Chikaoka

Miguel Chikaoka é paulista e reside em Belém desde a década de 80 onde idealizou a Fotoativa, um núcleo de experimentação, pesquisa e difusão em fotografia. Em 1990 fundou, juntamente com 3 outros fotógrafos, uma agência que produz reportagens e documentários sobre temas sócio culturais na Amazônia.

Miguel Chikaoka já realizou exposições individuais e conjuntas em salões e mostras de todo Brasil e exterior e suas obras compõem diversos acervos internacionais. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural – MinC, por sua contribuição à cultura brasileira.

do G1