terça-feira, 19 de setembro de 2017

Nova galeria em São Paulo é dedicada à fotografia autoral

setembro 19, 2017 | por Resumo Fotográfico

A Lombardi Galeria inicia sua trajetória com o artista Fabiano Al Makul, em individual que retrata o lado poético de cenas caracterizadas pelo acaso

A Lombardi Galeria, em São Paulo, inaugura sua sede com a mostra "A Minha Poesia Covarde", do fotógrafo paulistano Fabiano Al Makul, sob curadoria de Diógenes Moura. Composta por 30 imagens que exploram o fascínio do artista por cenas simples e espontâneas, encontradas ao acaso, a exposição é um aprofundamento na produção recente do artista, que chama atenção pelo olhar detalhista em busca de elementos como sombra e luz, conectando as cenas através da composição de polípticos pautados pela cor.

Seus personagens são todos e nenhum. Na atual seleção, o humano aparece apenas em poucos registros, mas apenas como composição. Elementos ordinários do cotidiano, a pintura desgastada no asfalto, detalhes da arquitetura, destaques da natureza, a cadeira vazia. Temas banais elevados a categoria de obras de arte com a sofisticação do olhar no momento preciso da fotografia. “É irritantemente belo. Esse drama, em poética, é o esplendoroso”, diz o artista. As imagens de Fabiano Al Makul contêm as referências das cidades por onde vagou, com câmera na mão, vítima do encontro ao acaso. Como um segredo, cada uma delas rompe a covardia de um verso. Nas palavras do curador: “Nesse limite, não há saída: ou tudo, ou nada".

“'A Minha Poesia Covarde' não é apenas um verso. Fabiano Al Makul não é apenas um fotógrafo. É transeunte. Ou 'enxerga' a cidade e sobrevive ou a 'vê' e desaparece. Eis a decisão final. Trata-se de um jogo no singular, um retrato, um livro aberto que página por página poderá mudar a cada instante”, define Diógenes Moura.

SERVIÇO

Exposição "A Minha Poesia Covarde"
Abertura: 20 de setembro de 2017, quarta-feira, às 19h
Período: 21 de setembro a 22 de outubro de 2017
Horários: Segunda a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 12 às 16h
Local: Lombardi Galeria - Rua Joaquim Antunes, 187, Jardim Paulistano - São Paulo/SP
Informações: (11) 2528-0409