quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A expressão do inconsciente pelas lentes de Brittany Market

outubro 05, 2017 | por Gabriela Brina


Para a fotógrafa Brittany Market, a câmera tornou-se uma ferramenta de expressão, como um método para escapar de seus ânimos e liberá-los. Por todas as palavras que nunca poderá escrever, a câmera se tornou sua caneta - “In Rooms” é sua história e a fotografia é sua vitalidade.

Em 2011, a fotógrafa descobriu livros de fotos durante um período de incerteza, e ao observar as páginas dos livros de arte como a de Francesca Woodman e Diane Arbus, se sentiu rejuvenescida. Após anos a procura de uma direção, Market finalmente sentiu uma sensação de propósito lendo sobre suas histórias e visualizando suas obras.

Em 2012, mudou-se para Nova York com duas malas e a intenção de aprender sobre a tradicional impressão de quarto escuro. Se inscreveu para uma oficina de sala escura em preto e branco e ofereceu trabalho voluntario no centro internacional de fotografia, por onde procurou conhecimento. Brittany continuou sendo autodidata desde então.

Em 2014, decidiu dedicar sua vida inteiramente à arte. Deixou seu trabalho de ensinar matemática e se comprometeu com a sala escura. Market então se interessou em fazer um livro, apresentado em ordem cronológica, sobre seu projeto fotográfico em andamento. Em um reino entre a literatura e o filme, as imagens da série e a narrativa exploram o diálogo interno da psique humana, trazendo à superfície nossos desejos e medos reprimidos. Com uma intenção semelhante ao movimento surrealista e ao trabalho de sombras de Jungian, “In Rooms” pretende explorar a mente inconsciente e desbloquear a imaginação.
“Meus assuntos são sobre eu mesma e as pessoas que eu amo ou admiro profundamente - pessoas que conheço ao longo do tempo com mundos internos de violência, desejo, loucura e medo, como os meus. Os momentos em 'In Rooms' se sentem reais, sejam eles vividos, observados, sonhados ou alucinados. Enquanto escrevo a história, também deixo que a história se conte. À medida que eu evoluo - assim como os meus personagens -, a história também evolui e eu permito que isso aconteça. 'In Rooms' é o meu legado, deixado para as gerações interessadas em estudar, procurar inspirações, para encontrar respostas de perguntas desconhecidas.”
O primeiro volume, 2014-2015, foi publicado em maio de 2016 e o segundo volume (2016-2017) está previsto de ser lançado no início de 2018. Brittany Market espera que, através de suas obras e livros de fotos, possa inspirar esperança e um sentido de propósito aos outros e liberte os telespectadores de seus medos e desejos.


Fonte: Bored Panda