quinta-feira, 22 de março de 2018

Ouro Preto recebe a exposição "Caminhar sem fim"

março 22, 2018 | por Resumo Fotográfico


Estreia no próximo sábado (24), a exposição “Caminhar sem fim”, do fotógrafo Alexandre Martins. A mostra apresenta uma série de fotos analógicas que abordam o cotidiano dos moradores da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.

São imagens onde o rotineiro gesto de caminhar em Ouro Preto se funde com a peculiar paisagem urbana, formada ao longo da “estrada ou caminho tronco”, constituindo um dos traços mais genuínos e emblemáticos da cultura mineira.

No dizer de Francelina Ibrahim Drummond, num trecho de seu texto de apresentação da mostra, “Surge, assim, um valioso ensaio etnográfico que transita no tempo cronológico (1984 a 2017), identificando permanências no andar pelas ruas de Ouro Preto. Alexandre Martins capta o tempo existencial, de duração da vida. As fotografias, emolduradas por intenção artística e revestidas de sentido documental, em jogo de claro-escuro, tão marcante no seu trabalho, fazem o prodígio de desfamiliarizar o gestual comum, a que ordinariamente não se dá importância. O simples passa, pois, a pomposo, belo, excepcional. E as pessoas fotografadas, que espelham cada um de nós, tornam-se personagens marcantes da história”.

SERVIÇO
Exposição "Caminhar sem fim", de Alexandre Martins
Abertura: 24 de março de 2018, às 10h
Visitação: de 24 de março até 1 de maio de 2018
Horário: diariamente, de 9h às 19h
Local: Galeria FIEMG - Praça Tiradentes, nº 4, Ouro Preto/MG
Informações: (31) 3551-3637