terça-feira, 21 de agosto de 2018

Curitiba recebe Ernesto Matos para palestra sobre petit-pavé

agosto 21, 2018 | por Resumo Fotográfico


Calçamento tradicional presente nas cidades desde o Império Romano, o petit-pavé divide opiniões. Também conhecido como mosaico português, a calçada é considerada por especialistas como patrimônio cultural e será tema de um grande evento nos dias 28 e 29 de agosto, com concurso de fotografia e palestra com o prestigiado fotógrafo português Ernesto Matos.

Batizado de “Calçadas Portuguesas: a arte sob os nossos pés”, o evento será realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro Universitário, em parceria com o Observatório do Patrimônio Cultural de Curitiba.

Em Curitiba, de acordo com o arquiteto Key Imaguire Junior, as calçadas de petit-pavé estão mal conservadas, sem condição de apreciação. “A presença desse calçamento aqui é particularmente importante por ser o único remanescente do Movimento Paranista das primeiras décadas do século 20”, explica o professor da Universidade Federal do Paraná, em entrevista ao Gazeta do Povo.

O concurso de fotografia será online, pelo Instagram, através de uma hashtag específica, em que os participantes poderão divulgar seu olhar sobre as calçadas de Curitiba. Depois de visitas técnicas, o fotógrafo português convidado vai escolher uma das fotos para ser premiada no dia da palestra principal, como conta Adriane Cordoni Savi, coordenadora do curso de Arquitetura da FAE.

via Gazeta do Povo