quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Fotógrafo inverte elemento de lente antiga e consegue um efeito bokeh “mágico”


O fotógrafo iraniano Alireza Rostami vem estudando e experimentando lentes há anos e, durante um de seus experimentos, descobriu que era possível conseguir um bokeh “mágico”, apenas invertendo um dos elementos de uma lente vintage.

“Sou pesquisador no campo das lentes fotográficas do Irã e meu país não tem a tecnologia para fabricar câmeras e lentes. Estou motivado para pesquisar e descobrir essa tecnologia, então comecei a estudar e coletar informações sobre a história das lentes fotográficas e, conseqüentemente, o uso de engenharia reversa para autópsia de câmeras e lentes”, diz Rostami ao site PetaPixel.

Em torno de 2015, ele se interessou pelas lentes Zeiss, mas não conseguiu comprá-las. Ao ler sobre a história da Zeiss, Rostami encontrou as marcas russas Helios e Zenit. Uma das lentes que ele começou a investigar foi a Zenit MC Zenitar 50mm f/2, que apresenta boa qualidade óptica e um design relativamente simples que pode ser comprada por cerca de US$ 70.



Ao estudar o design óptico, Rostami diz que percebeu que poderia criar um bokeh diferente, invertendo um dos elementos ópticos. Depois de fazer as modificações na lente, Rostami montou em sua câmera Canon 6D com um adaptador de montagem M42. O resultado é uma profundidade de campo extremamente curta. Veja abaixo algumas fotos capturadas usando a lente modificada:






via iPhoto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil