quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Projeto de arte educação “Fotossensível” contempla jovens da Zona Norte de São Paulo

agosto 15, 2018 | por Resumo Fotográfico


Capturar cenas do cotidiano do bairro em que vivem, eternizar memórias que um dia ficarão para a história. História da Zona Norte, da Vila Maria, em especial.

É o que o projeto “Fotossensível”, realizado pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico da empresa Cometa – em parceria com a Aymberê Produções e incentivado pelo ProAC (Programa de Fomento à Cultura do Governo do Estado de São Paulo), traz para região nesse mês de agosto.

Ao longo de quatro meses, cerca de 30 jovens de 13 a 16 anos vão vestir os coletes do projeto e pensar a fotografia nos enfoques teórico e prático para desenvolver e compartilhar olhares, em cursos gratuitos que abordam uma introdução ampla ao universo da fotografia. De forma dinâmica e atual, as aulas práticas de fotografia abarcam tanto alguns processos químicos quanto a fotografia feita por câmeras digitais e celulares.

As atividades fotográficas ocorrerão em sala de aula, mas também em saídas externas, e se estenderão para a casa de cada aluno. Ao final do projeto, haverá uma exposição pública com as fotografias produzidas pelos alunos na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão.

Segundo o IJCA, uma das marcas do Instituto é a de criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável. Essa diretriz se funda no entendimento de que a arte não deveria ter um lugar restrito de circulação e que o Parque Vila Maria pode ser visto, também, como um centro produtor de sua cultura e sua arte, além de consumidor de outras culturas e artes.

Ao longo do segundo semestre deste ano, também acontecem como parte do projeto “Fotossensível” três módulos independentes de um curso de fotografia para professores e educadores da rede pública e privada de ensino, de preferência atuantes também na Zona Norte. A ideia é que o conteúdo e a experiência desses educadores possam ser posteriormente estendidos para dentro das salas de aula.

Mais informações: aymbereprodart@gmail.com

via SP Norte