quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Santos recebe a exposição “Alaya”, de Dennis Calçada

novembro 07, 2018 | por Resumo Fotográfico


A partir desta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de Santos abre ao público a exposição “Alaya”, do fotógrafo, jornalista e designer santista Dennis Calçada. A mostra, que reúne imagens da flora brasileira, tem curadoria de Araquém Alcântara, precursor da fotografia de natureza no país.

“Alaya”, que no sânscrito significa morada interior, tem o objetivo de fazer o expectador não apenas contemplar, mas mergulhar e se reconectar com o seu eu interior, assim como buscamos quando procuramos contato com a natureza, por intermédio das 18 imagens expostas em preto e branco, todas em alta qualidade de impressão fine art realizada pela Terra Brasil Fine Art.

O tema foi pesquisado e produzido por Dennis Calçada desde 2016 quando se interessou pelo assunto e enxergou uma oportunidade de dizer com a fotografia a importância de equilibro e conexão entre homem e natureza. Nesse período o fotógrafo andou e registrou neste ambiente de florestas e mata fechada por lugares como Bonito-MS, Foz do Iguaçu, Pantanal (de Miranda e Nhecolândia), Tiradentes, Ilha Grande, Paraty e Ilha do Cardoso, em Cananéia.

“Entrega, paciência e comprometimento na busca pelo melhor. Assim costumo trabalhar e assim foi realizado Alaya. Por ser a primeira exposição o desejo desde o começo foi de fazer um conteúdo com qualidade, por que podemos dizer que é meu cartão de visita no mercado da fotografia, além do respeito por quem for conferir o meu trabalho”, declarou Calçada, que agora em outubro teve uma foto pré-selecionada e em dezembro estará concorrendo com fotógrafos do mundo todo no conceituado concurso da LensCulture, o Black & White Photography Awards.


Com 48 anos de experiência, referência na fotografia e profundo conhecedor do tema natureza e cultura brasileira, Araquém Alcântara que faz a curadoria da exposição fala sobre a proposta e trabalho do fotógrafo santista e sobre esta sua nova área de atuação.

“Dennis, apesar do pouco tempo na fotografia autoral, já tem a consciência da linguagem que escolheu, já sabe o que quer fazer e o que dizer com a fotografia. Não se deixa mais engolir por essa enxurrada de banalidades, por essa necessidade moderna de parecer brilhante e original em pouco tempo. E isso é muito promissor. Dennis vai investigando sem pressa, castigando os olhos nas formas, linhas e volumes do grandioso mundo deste jardim planetário.

A maioria dos aprendizes se perde no emaranhado de obstáculos que a fotografia de natureza impõe: falta de mercado, carência de ensino profissional, equipamentos e viagens dispendiosas, condições adversas, e, principalmente, a falta da impulsão criativa que nos leva a perseverar. Neste gênero da fotografia é preciso descondicionar o olhar, transver a realidade, buscar a quintessência.

Com este seu Alaya, Dennis revela o espírito criador que habita a floresta intocada, a beleza do sagrado nas pequenas coisas, o brilho da luz que conversa com as formas da mata escura.

Ele escolheu um caminho difícil para o seu primeiro ensaio, fotografar a floresta em preto e branco. A profusão de cores que ela reverbera quase exige a fotografia colorida, mas Dennis seguiu o caminho contrário e nos surpreende com imagens de forte impacto visual, como se a floresta fosse iluminada contra um grande “cosmo” negro ou um fundo estático de estúdio ou de teatro. Ele nos transporta para o terreno da magia com uma composição original e criativa. Seu trabalho nos demonstra, sem sombra de dúvida, que temos um novo fotógrafo na cena. Um fotógrafo que faz poemas visuais, um poeta que veio para frutificar.

Bem-vindo, Dennis, ao mundo dos que transformam o banal em invenção”, comentou Araquém, que ao longo da carreira tem 53 livros publicados.

SERVIÇO

Exposição “Alaya”, de Dennis Calçada
Data: de 7 de novembro a 6 de dezembro de 2018
Horário: de 8h às 18h
Entrada: gratuita (classificação livre)
Local: Câmara Municipal de Santos – Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Santos/SP