sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Os melhores filmes dramáticos sobre fotógrafos reais

Fotógrafos são pessoas talentosas, complexas e intrigantes. Apaixonados pelo que fazem, chegam ao ponto de arriscar a própria vida por uma boa imagem. Por muitas vezes suas personalidades serviram de inspiração para a produção de filmes. Neste artigo, apresentamos uma lista de filmes dramáticos sobre fotógrafos reais que mostram um pouco dessas relações.

Double Exposure: The Story of Margaret Bourke-White (1989)


Nascida em 1904, Margaret Bourke-White foi a primeira fotógrafa estrangeira a fotografar o plano quinquenal soviético e a primeira fotojornalista da América. Ela até forneceu a imagem da capa para a primeira edição da revista Life. Farrah Fawcett faz uma performance excelente (e premiada) como Bourke-White nesta cinebiografia bem-ritmada, que entrelaça a história de sua carreira com a de seu relacionamento conturbado com seu segundo marido.

The Killing Fields (1991)


Este drama feito na Grã-Bretanha enfoca as experiências da vida real de dois fotojornalistas, o cambojano Dith Pran (1942-2008) e a americana Sydney Schanberg (1934-2016), durante a ascensão do Khmer Vermelho do Camboja. Ele usa um estilo de filme mais forte e documental do que um típico filme de Hollywood, e é ainda mais emocionalmente envolvente e perturbador por causa disso. Além disso, sem dar muita atenção, há uma cena em torno da revelação de um pedaço de filme que qualquer pessoa da era analógica achará fascinante.

Photographing Fairies (1997)


Todo mundo sabe que Sir Arthur Conan Doyle escreveu os romances de Sherlock Holmes, mas você sabia que ele também acreditava em fadas? Isso porque ele foi enganado por uma série de cinco fotografias falsas tiradas por Elsie Wright e Frances Griffiths, duas primas que moravam em Cottingley, perto de Bradford, na Inglaterra. Este filme tira “inspiração” desta história da vida real, mostrando como a manipulação fotográfica não é uma novidade da era digital.

Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus (2006)


A fotógrafa americana Diane Arbus (1923-1971) era conhecida principalmente por seu trabalho documentando grupos marginalizados como anões, gigantes, transgêneros, nudistas e artistas de circo. Esse drama baseado em sua vida é completamente divertido e emocionante, e Nicole Kidman é ótima no papel principal. Porém, não o trate como fato: a história é essencialmente fictícia, e a propriedade de Diane Arbus recusou-se a dar sua aprovação como consequência.

Everlasting Moments (2008)


Everlasting Moments é um drama sueco baseado na história real de Maria Larsson, uma mulher de classe trabalhadora e sem educação que, em 1911, ganhou uma câmera em uma loteria e se tornou uma fotógrafa profissional. Narrado por sua filha, é um conto clássico de triunfo sobre a adversidade e perseguindo obstinadamente o que você ama.

The Bang Bang Club (2010)


O Bang Bang Club era um grupo de quatro fotógrafos de conflito ativos nos distritos da África do Sul entre 1990 e 1994: Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e João Silva. Este filme canadense-sul-africano adapta um relato de seu trabalho escrito por dois de seus membros e retrata os extremos a que eles foram para capturar suas fotos. Embora tenha sido criticado por não aprofundar a política da época, como uma dramatização das realidades da vida como fotógrafo de conflito, é uma conquista impressionante.

We'll Take Manhattan (2012)


Este filme britânico relata o caso da vida real entre o fotógrafo David Bailey (Aneurin Barnard) e a modelo Jean Shrimpton (Karen Gillan), durante uma pauta de uma semana em Nova York para a Vogue em 1962. Os cineastas fizeram um grande esforço para recriar as fotos da filmagem original, usando uma combinação de adereços e imagens geradas por computador. E o filme também marca a narrativa central, mostrando efetivamente como os esforços do par transformaram o mundo da fotografia de moda de cabeça para baixo.

Life (2015)


Esta cinebiografia de Dennis Stock (1928-2010), um fotógrafo da revista Life, foca sua amizade com o ator James Dean (interpretado por Dane DeHaan). Com Robert Pattinson no papel principal, este é um filme altamente pessoal que destaca a tensão entre fotografar alguém em um trabalho e tratá-lo como um amigo, duas coisas que muitas vezes podem entrar em conflito.

Fotograf (2015)


Nascido em Praga em 1935, Jan Saudek é um dos fotógrafos mais famosos que sua nação já produziu. Fotograf é baseado em sua vida e trabalho, mas apenas vagamente; está longe de ser um filme biográfico. Em vez disso, essa 'comédia' checa, estrelada por Karel Roden e co-escrita pelo próprio Saudek, traça uma linha tênue entre a veracidade e a ironia. Ao fazê-lo, evita os trabalhos pesados ​​que os biopics são propensos, e o resultado é peculiar, mas satisfatório.

Eadweard (2015)


Este indie canadense conta a história de Eadweard Muybridge (1830-1904), o fotógrafo pioneiro que em 1872 tomou notoriamente 12 imagens estáticas de um cavalo galopando e as combinou em um protótipo de filme, para provar que todos os quatro pés deixam o chão no mesmo tempo. Muybridge também era bem conhecido por fotografar temas nus e deformados, e por matar o amante de sua esposa, então há muito material da vida real para garantir que esse filme biográfico nunca sinalize. Michael Eckland também apresenta um excelente desempenho no papel-título.

Mapplethorpe (2018)


O fotógrafo americano Robert Mapplethorpe (1946-1989) foi um dos primeiros a convencer os curadores de que a fotografia poderia ser considerada arte. Mas o que ele será inevitavelmente lembrado é o modo como incorporou a genitália masculina, o homoerotismo e a subcultura BDSM em seu trabalho, de uma maneira que ainda hoje choca. Então esteja avisado: há muitos pênis nesse filme biográfico, atualmente em turnê, que tem como protagonista o ator Matt Smith como o controverso artista. Isso, no entanto, não desvia o filme de dramatizar de maneira eficiente os principais marcos da vida de Mapplethorpe, desde seu relacionamento juvenil com Patti Smith até sua morte prematura por causa da AIDS.

Veja também: Os melhores filmes documentais sobre fotógrafos reais

Fonte: Digital Camera World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2019 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil