terça-feira, 5 de março de 2019

Bunny Yeager: de modelo pin-up a fotógrafa

março 05, 2019 | por Cid Costa Neto



Linnea Eleanor Yeager, mais conhecida como Bunny Yeager, foi uma fotógrafa e modelo pin-up que ajudou a popularizar o biquíni, e influenciou outros artistas como Cindy Sherman. Yeager tornou-se famosa por fazer mulheres que não eram modelos se sentirem confortáveis o suficiente para mostrar o corpo. Suas fotos de Bettie Page em um maiô de estampa de leopardo ficaram famosas.

Yeager nasceu em Wilkinsburg, Estados Unidos, em 13 de março de 1929, e tornou-se uma das modelos mais fotografadas em Miami durante o início da sua carreira, na década de 1940. Mais tarde, ela começou a fotografar a si mesma, posando em trajes de banho que ela mesma fazia. Seus autorretratos renderam o livro "How I photograph myself ", em 1964.


Com as suas imagens sensuais de mulheres e seus autorretratos, Yeager definiu um novo gênero de retrato. Começando com suas primeiras fotografias para revistas masculinas na década de 1950, ela produziu imagens atraentes tanto em estúdio quanto em locações ao ar livre. Seu trabalho inovador inspirou e influenciou uma nova geração de fotógrafos.
"Todas queriam posar para mim, porque elas sabiam que eu não iria tirar proveito delas", disse Bunny à Associated Press durante uma entrevista de 2013. "E eu não iria forçá-las a ficarem nuas se não quisessem. Não era uma época de nudez predominante".
Ela começou a tirar fotos de Betty Page em 1954, quando começou sua carreira por trás das câmeras. Bunny publicou cerca de uma dúzia de livros e seu trabalho tem sido exibido em galerias de arte em todo o mundo. Além da foto icônica de Page, ela também tirou fotografias da atriz sueca Ursula Andress, que estrelou o filme de James Bond "007 Contra o Satânico Dr. No", de 1962.



Depois de aparecer nas fotos de Bunny, Bettie Page passou a ser uma das modelos mais conhecidas do mundo, especialmente em imagens de biquíni e lingerie. Sua figura virou febre e foi estampada em cartas de baralhos e álbuns, influenciando diversos artistas.

Yeager casou-se duas vezes, primeiro com Arthur Irwin, que morreu em 1977 e depois para Harry Schaefer, que morreu em 2000. Ela teve duas filhas, Lisa e Cherilu. A fotógrafa morreu em 25 de maio de 2014 de insuficiência cardíaca congestiva aos 85 anos em North Miami, Flórida. Veja abaixo algumas de suas fotografias:








Artigo publicado originalmente no site iPhoto Channel.