segunda-feira, 20 de maio de 2019

A juventude pós-guerra de Nova York por Bruce Davidson

maio 20, 2019 | por Resumo Fotográfico


Durante o final da década de 1950, o fotógrafo Bruce Davidson investigou e documentou uma gangue adolescente do Brooklyn, conhecido bairro da cidade de Nova York, capturando o espírito da cultura jovem do pós-guerra, que inspirou as gangues rivais do West Side Story.

Em 1959, Davidson leu sobre as gangues adolescentes e conectou-se com uma assistente social para fazer contato inicial com uma gangue no Brooklyn chamada “The Jokers”. Durante a primavera daquele ano, Davidson tornou-se um observador diário e fotógrafo desta cultura juvenil alienada.

A câmera de Davidson registrou os detalhes particulares da vida dos membros da gangue, como as tatuagens, os óculos escuros e o cabelo penteado para trás, que simbolizavam sua resistência, e um senso mais geral de sua vulnerabilidade e vitalidade.


Os anos cinquenta são frequentemente considerados passivos e pálidos pelos nossos padrões de realidade urbana, mas as fotografias de Davidson provam o contrário, mostrando imagens de pessoas duras, vidas difíceis, amantes durões, todos incorporando os anos 50 “legais”.

As poderosas e comoventes imagens da gangue do Brooklyn formam um retrato complexo de saudade, ansiedade e alienação. Essas imagens são o primeiro projeto fotográfico de Davidson e foram realizadas quando ele não era muito mais velho do que os jovens retratados.











Fonte: Google Arts & Culture (via iPhoto)