quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Ensaio: “Palheiros”, de Rodrigo Garcia

novembro 20, 2019 | por Resumo Fotográfico


Na série “Palheiros”, o fotógrafo mineiro Rodrigo Garcia documenta a rotina dos produtores de cigarros de palha em Arraial do Desemboque, zona rural do município de Sacramento/MG.

“É interessante que exista uma pequena, mas importante produção de cigarros de palha no interior do Brasil. O início da produção do 'palheiro', como são conhecidos esses cigarros, é executado por homens e mulheres que enfrentam o ar seco do auge da estiagem, o calor angustiante e redemoinhos de poeira que surgem a todo instante. Esses trabalhadores lidam diretamente com a palha de milho, que é cortante, por isso as ataduras em suas mãos são mais proteção que curativos. Primeiro, a colheitadeira faz a quebra das espigas e em seguida um grupo munido de facas de açougueiro improvisadas as cortam, trabalho que exige força de delicadeza, separando assim a palha em grandes sacos que seguem para a fabricação do palheiro. Depois um grupo recolhe as espigas despalhadas, enchendo com elas grandes balaios que são atirados de volta na colheitadeira para que seja feita a debulha dos grãos.”









Sobre o fotógrafo

Graduado em Publicidade e Propaganda, Rodrigo Garcia atualmente é fotógrafo da Câmara Municipal de Uberaba/MG e tem se dedicado a projetos de fotografia documental, contando histórias do cotidiano e de comunidades rurais no interior de Minas Gerais. Em 2018 teve fotografia vencedora no “Desafio Fotografe” da Revista Fotografe Melhor e 1º lugar no VI Salão Nacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto. Em 2019, foi selecionado no concurso “Afrodescendientes em las Americas” e semifinalista no Festival Brasília Photo Show.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Rodrigo, acesse seu site, Facebook ou Instagram.