quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Exposição “Chama o Bloco”, em São Paulo

fevereiro 06, 2020 | por Resumo Fotográfico

“Raquel Poti Brilha Mais Alto”, de José Guilherme Leite, 2019

A partir deste sábado (8), a Bianca Boeckel Galeria exibe “Chama o Bloco”, exposição coletiva dos fotógrafos Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva, com curadoria de Francisco Almendra e coordenação de Bianca Boeckel que, antecipando a adoção de novas tendências no Brasil, une arte, carnaval e realidade virtual. O grupo de seis fotógrafos da nova geração, concentrou-se em acompanhar o movimento das festividades de Momo distante do main stream, na capital carioca. “Este coletivo de artistas passou a desenvolver novas abordagens fotográficas para fazer jus ao que se desdobrava nos novos blocos da cidade”, explica o curador. A exposição fica em cartaz até 10 de março.

As imagens, alheias ao caos da alegria dominante no Carnaval onde o coletivo celebra, delicadamente buscam o retrato do um em meio ao todo, cuidadosamente, registrando sua alegria individual.

A experiencia se completa quando a Realidade Virtual entra em cena propiciando uma plena experiencia sensorial. Os óculos dispostos no espaço inserem o visitante no progresso do bloco - o Boto Marinho na Ilha de Paquetá – reconhecido por sua anarquia latente, com um desafio: é preciso realmente dançar para chamar o bloco, caso contrário o espectador permanece sozinho na ilha. O desejo de ver o desenrolar da festa requer exposição pessoal, da mesma forma como o fazem os componentes dos blocos. Este convite-desafio faz com que ousemos enfrentar nossos próprios medos: a exposição ao desconhecido, o medo de não saber dançar, o julgamento daqueles que nos observam de fora, o temor de se entregar sem garantias. São as mesmas questões enfrentadas – e vencidas – por todos que fazem parte do Carnaval.

A experiencia faz ver que o espírito do Carnaval nos preenche enquanto nos sentimos parte de um movimento coletivo, na mesma vibração. “Imbuídos deste aprendizado, tiramos os óculos com uma nova perspectiva em nossos olhares”, diz Francisco Almendra.

SERVIÇO

Exposição “Chama o Bloco”
Abertura: 8 de fevereiro de 2020, de 16h às 20h
Período: de 8 de fevereiro a 10 de março de 2020
Horário: de quinta a sábado, de 12 às 19h | segunda a quarta-feira, com agendamento
Local: Bianca Boeckel Galeria – Rua Domingos Leme, 73, São Paulo/SP
Informações: (11) 2691-1190 | www.biancaboeckelgaleria.com