quarta-feira, 10 de junho de 2020

Inscrições abertas para o 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick

junho 10, 2020 | por Resumo Fotográfico

Noilton Pereira

Estão abertas as inscrições para o 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica que o fotoclube ABCclick realiza em parceria com o Festival de Fotografia de Paranapiacaba e sob supervisão da Confederação Brasileira de Fotografia. O período de inscrição vai até 30 de julho de 2020 pelo site do Fotoclube (www.abcclick.com.br).

Na primeira semana de inscrições abertas, mais de uma centena de fotos já foram inscritas para o concurso, cujo tema dessa edição é livre, mas que só são aceitas fotos em Cor (imagens coloridas). Segundo o Presidente do Fotoclube, Marcos Sanchez, as inscrições podem passar de milhares. “No Salão anterior, tivemos mais de 300 participantes com quase 1000 fotografias inscritas. Nesse momento de isolamento social muitos fotógrafos terão tempo e disposição para procurar suas melhores imagens para concorrer nesse evento nacional”, completa Sanchez.

O 1º Secretário do Fotoclube ABCclick, Ailton Tenório, comenta que nesse ano o concurso terá duas categorias: Fotógrafo Afiliado e Fotógrafo Não Afiliado, essa última direcionado aos fotógrafos amadores que estão publicando suas fotos no Instagram. Tenório reforça que “é uma tradição dos fotoclubistas participarem de concursos e salões fotográficos”, salientando o ABCclick organizou ano passado a XXI Bienal de fotografia em São Caetano do Sul – SP, teve mais de 1.300 fotografias de fotógrafos associados de fotoclubes de todas as regiões do Brasil. “Esperamos que isso se repita no 8º Salão, sendo que agora não afiliados podem também participar”, finaliza Ailton Tenório.

O 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick será organizado como nas edições anteriores, ou seja, com o julgamento para a escolha das melhores fotos por uma votação popular via internet, através de um sistema próprio idealizado pelo ABCclick, desenvolvido pela empresa HTS Informática. Através de um sistema controlado, qualquer internauta pode votar nas melhores fotos, no sistema conhecido por Foto versus Foto.

Já na segunda etapa, o Júri Técnico, será composto pelos presidentes ou representantes dos Fotoclubes do Brasil. “Nessa fase final, as melhores fotos serão reavaliadas por uma ou duas dezenas de pessoas do Brasil, apaixonados por fotografia e que vivem diariamente essa arte, em seus próprios fotoclubes”, esclarece Clelgen Luiz Bonetti, Diretor de Fotografia do ABCclick.

As fotos selecionadas pelo Júri Técnico receberão as Medalhas e Certificados e farão parte de duas exposições, uma virtual, nas redes sociais e uma exposição física, que acontecerá na Vila de Paranapiacaba, no Festival de Fotografia de Paranapiacaba, com aberta prevista novembro ou dezembro deste ano, de acordo com as condições imposta pela pandemia do Covid-19.

SERVIÇO:

8º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick
Inscrições: de 1 de junho de 2020 a 30 de julho de 2020
Informações: www.abcclick.com.br