sexta-feira, 26 de junho de 2020

Projeto fotográfico reúne imagens de esperança durante a pandemia

junho 26, 2020 | por Resumo Fotográfico

Fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo são convidados a enviar suas imagens para participar de uma exposição virtual

Carl Juste

O que te traz esperança? Se as palavras nem sempre dão conta de definir esse sentimento, as imagens se saem muito melhor na tarefa. Então, se você tem fotografias daquelas que te fazem renovar as forças, corra e se inscreva gratuitamente, até o dia 31 de julho, num projeto internacional que está selecionando fotos para uma exposição virtual e com possibilidades de tornar-se uma mostra física, com exibição em vários países, e um livro. Uma imagem, considerada a melhor pelos curadores, ganha 500 dólares.

É o projeto Imagine: visions of hope, fruto de um coletivo internacional de importantes fotógrafos como David Alan Harvey, membro pleno da Magnum Photos, e Maggie Steber, da VII Photo Agency. As inscrições estão abertas a contadores de histórias visuais, fotojornalistas, fotógrafos documentais e de rua, profissionais e amadores de todo o mundo, interessados ​​em compartilhar seu trabalho para um público internacional. Os fotógrafos podem enviar até cinco fotos de câmeras analógicas, digitais e celulares. Imagens de arquivos são bem-vindas.

A iniciativa surgiu quando as atividades do festival de fotografia Focus on the Story migraram para o ambiente virtual e o premiado fotojornalista do Miami Herald, Carl Juste, teve a ideia de formar o coletivo e lançar o Imagine: visions of hope. “O projeto é uma coleção de imagens destinadas a resgatar o sentimento de esperança diante da necessidade avassaladora de ajudar as pessoas na crise que o mundo enfrenta hoje”, resume Juste.

Maria Daniel Balcazar

Para Joe Newman, também diretor do Focus on the Story e cofundador do projeto, a iniciativa “é mais do que apenas mostrar imagens animadoras, mas lembrar aos contadores de histórias visuais que eles têm o poder de criar narrativas de esperança por meio de suas imagens”, reforça.

A documentarista Maria Daniel Balcazar, que tem uma estreita ligação com o Brasil – já expôs no Rio de Janeiro (CCJF) e em Paraty (Paraty em Foco) suas fotos sobre o legado africano no Brasil , que também deram origem ao livro Kilombo – é uma das integrantes do conselho curatorial do Imagine: visions of hope. “Já temos alguns fotógrafos brasileiros selecionados para a exposição online e seria ótimo se tivéssemos mais. O Brasil é um manancial de bons fotógrafos e gostaria de ver isso refletido em mais participantes”, diz Balcazar.

Também participam da equipe curatorial os fundadores Carl Juste e Joe Newman; a diretora de Fotografia do Newseum, Indira Williams Babic; o professor de Fotografia, C.W. Griffin e o diretor de Fotografia do San Antonio Express-News, Luis Rios.

O regulamento e o link para as inscrições podem ser obtidos pelo site imaginevisionsofhope.org. Também estão disponíveis as fotos já selecionadas.