terça-feira, 4 de maio de 2021

Oficina online: Retratos e Autorretratos Conceituais com Objetos Afetivos

maio 04, 2021 | por Resumo Fotográfico

A partir de Susan Sontag e três breves estudos de caso na literatura de Clarice Lispector


“Double Portrait”, de Dora Maar, 1930

Nos dias 24, 26 e 28 de maio, a fotógrafa e professora Adriana Vianna vai ministrar a oficina “Retratos e Autorretratos Conceituais com Objetos Afetivos”. As aulas serão online, através da plataforma de videoconferências Zoom. As inscrições devem ser realizadas pelo Sympla.

Sobre a oficina

Propomos uma prática poética de diálogo entre palavra e fotografia, jogando com a memória e a imaginação; convidamos para o ato fotográfico que envolve a apropriação do espaço onde a pessoa se encontra em relação aos objetos com os quais convive e os sentimentos que experimenta durante o processo artístico. Como conclusão faremos uma edição de ebook com uma literatura visual e outras linguagens artísticas que surgirem, de modo que nossa apresentação seja um memorial coletivo desse período.

Sobre a professora

Adriana Vianna escreve regularmente sobre fotografia na página do Resumo Fotográfico, onde expõe tendências para filosofia da imagem, curadoria e crítica, com ênfase no universo feminino. É formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais, Especialização em Filosofia e Arte, e estudos em Fenomenologia no Doutorado da Universidade de Filosofia Nova de Lisboa, Portugal. No Rio de Janeiro trabalhou na Galeria Paulo Fernandes. Vivendo em Minas Gerais há oito anos, leciona História da Arte e sobre Mulheres na História da Fotografia. Seus projetos pessoais envolvem a fotografia autoral e conceitual, autorretratos e processos artísticos que contornam a poética do Tempo e do Efêmero.

Para ler seus artigos, acesse: www.resumofotografico.com/adriana-vianna.

SERVIÇO
Oficina “Retratos e Autorretratos Conceituais com Objetos Afetivos”
Data: dias 24, 26 e 28 de maio de 2021
Horário: segunda e quarta de 19h às 20h30 e na sexta-feira de 19h às 21h
Inscrições: R$ 80, através do Sympla
Local: online, através da plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição)
Informações: contato@resumofotografico.com ou adriana@resumofotografico.com