segunda-feira, 3 de maio de 2021

Exposições fotográficas e diálogos no projeto FotoKura

maio 03, 2021 | por Thais Andressa


Foto: Tetê Silva - Exposição: O Rio Delas

No Instagram encontramos projetos inspiradores que visam dar visibilidade e reconhecer o trabalho de fotógrafas(os), proporcionando espaços de trocas que são fundamentais. Uma das iniciativas é o FotoKura, idealizado em abril de 2020, pela jornalista Elaine Leme e pela professora e pesquisadora Fernanda Martins. O projeto nasceu em um período de quarentena, no qual museus e galerias se encontravam fechados. “O objetivo é o de ser um espaço, no meio digital, para promover trocas de experiências e olhares, através da fotografia, mobilizando sentimentos em todos os cantos do país. Idealizado por mulheres, buscamos a partir da curadoria fotográfica promover encontros e reflexões através de exposições de trabalhos sensíveis e críticos, debatendo o seu papel transformador na sociedade”, conta Fernanda, uma das curadoras. Até o momento foram expostos três projetos, são eles: “O Rio Delas” (2020); “Cliques da Quarentena” (2020); e “O Corpo que Fala” (2021).

Foto: Lucas Landau - Exposição: Cliques da Quarentena

As exposições fotográficas são realizadas na página do projeto no Instagram, mas o desejo das organizadoras é expandir, a partir do segundo semestre de 2021, para outros meios virtuais, bem como, possibilitar mostras em espaços físicos. A seleção dos fotógrafos(as) participantes, em grande parte dos projetos, é iniciada a partir da escolha da temática da exposição. “A partir dessa escolha, nos voltamos para as redes sociais em busca de profissionais que tenham trabalhos relacionados às temáticas, com técnicas fotográficas e diversidade no pensar e fazer fotografia. Porém, nossa última exposição, “O corpo que fala”, foi concebida após uma das nossas idealizadoras, a Fernanda Martins, ter vivenciado um processo fotográfico junto à fotógrafa Amanda Nakao. A partir desse momento, iniciou-se o projeto curatorial da exposição”. Segundo as organizadoras, a temática é sempre livre, envolvendo temas que representem a realidade vivenciada no momento, com a proposta de repensar a fotografia para além do clique, incentivando a troca e construindo pontes e diálogos entre fotógrafos(as) e o público.

Foto: Amanda Nakao - Exposição: O corpo que fala

Bate-papo

Nesta quarta-feira (5), às 19h, o Fotokura realizará a live “O corpo que fala”, que terá como convidada a fotógrafa Amanda Nakao, que entrevistada por Fernanda Martins, uma das idealizadoras do projeto. O debate será pautado na fotografia, identidade e autoestima da mulher negra. Amanda Nakao contará sobre o seu projeto fotográfico, iniciado no ano de 2020, no qual buscou capturar imagens de mulheres negras brasileiras, de forma online, visando o autocuidado, afeto e conexão. Acompanhe o Instagram e fique por dentro das ações do projeto.

Foto: Amanda Nakao - Exposição: O corpo que fala

Foto: Genilson Guajajara - Exposição: Cliques da Quarentena

Foto: Danielle Rodrigues - Exposição: O Rio Delas