quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Fotografando ursos-pardos no Alasca

novembro 18, 2021 | por Resumo Fotográfico



Durante sua viagem para documentar ursos-pardos costeiros, o fotógrafo Dan Zafra conseguiu se aproximar desses animais incríveis. Ao fazer a viagem durante o verão, quando os ursos têm bastante comida, não havia preocupação de que eles se interessassem pelos humanos tirando fotos, desde que fossem tomadas as devidas precauções.

“Eles apenas se concentram em pescar, dormir 'sestas' e, ocasionalmente, brincar/lutar com outros ursos”, conta Zafra em entrevista para o site My Modern Met. “Eles não se importam com os humanos, então, contanto que você fique parado e não faça coisas estúpidas, você pode facilmente fotografar eles a uma distância muito próxima, como 30-60 pés.”

Após uma extensa pesquisa, Zafra e seu parceiro selecionaram um grupo que viaja com apenas cinco a seis pessoas. Dessa forma, eles estariam sob a proteção de um grupo, mas não seriam tantos a ponto de causar um distúrbio. Os resultados falam por si. Brincando, pescando, dormindo e simplesmente se movendo em seu ambiente, esses ursos-pardos calmamente cuidavam de suas vidas enquanto Zafra fotografava.



“Fiz uma extensa pesquisa para encontrar o melhor passeio que pudesse atender às minhas necessidades. Eu estava procurando o menor grupo possível, nas áreas mais fotogênicas da península de Katmai, e com um guia experiente que pudesse me ajudar a aproveitar ao máximo a experiência. Existem muitos passeios de urso no Alasca, mas quando você começa a olhar para as diferentes opções, é fácil ver quais são mais orientadas para os fotógrafos profissionais.”

“Há algo especial em ver esses mamíferos enormes em seu habitat natural. Todos nós já vimos documentários sobre o urso do Alasca, mas quando você os vê com seus próprios olhos de tão perto - pescando, lutando, brincando ou simplesmente comendo - é uma experiência muito emocionante e comovente. Eles vivem em paisagens intocadas pelos humanos, rodeadas por vulcões cobertos de neve, geleiras, rios, o que adiciona uma sensação de verdadeira selvageria da natureza que infelizmente está perdida na maioria das áreas do planeta.”







Fonte: My Modern Met