sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sony SLT, o futuro das reflex passa por aqui

abril 01, 2011 | por Rodrigo Jordy

O sistema de espelho translúcido usado nas Sony SLT A33 e A55, ao contrário do que muitos pensam, não é uma invenção ou uma criação da Sony. É novidade sim, no mundo da fotografia digital, mas na época da fotografia de filme a Canon lançou este sistema nos anos 60. Este sistema é interessante porque consegue reunir o que há de bom nas DSLR e também nas compactas criando um novo tipo de câmera que, a meu ver, tem tudo para deslanchar e fazer a Sony abocanhar uma boa fatia do mercado da fotografia profissional.

Talvez a grande vantagem deste sistema seja o fato de poder usar o live view o tempo todo, porém, sem a lentidão no autofoco que as DSLR possuem porque, neste caso, as Sony SLT conseguem fazer o foco por detecção de fase e não por detecção de contraste como acontece nas DSLR. Essa vantagem é essencial para quem não consegue usar o viewfinder ou, quando fazemos fotos usando tripé ou até mesmo durante os vídeos, é muito mais fácil e cômodo.
 

Como o espelho é translúcido, a luz se divide entre o sensor de imagem e um sensor de foco automático, daí vem a sua velocidade maior. Pode ser que a Sony tenha desenvolvido este sistema pensando no público que cresce cada vez mais procurando DSLR apenas por hobby? Pode ser que sim mas, por que não aproveitar estes benefícios também na fotografia profissional? Ter uma Sony SLT como câmera reserva pode signifcar maior versatilidade do seu kit de trabalho. Detalhes ténicos das câmeras SLT da Sony aqui.