segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Máquina do tempo: Hansa Canon

setembro 05, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Pacific Rim Camera / Reprodução
A Hansa Canon, lançada em 1936, foi a primeira câmera comercial da Canon que, até então, ainda chamava-se Precision Optical Industry, Co. Ltd.

O modelo original foi uma versão da Kwanon, protótipo lançado em 1934. Sua produção foi uma resposta ao pedido do Imperador do Japão para o desenvolvimento industrial do país. Carente de recursos para desenvolver suas próprias lentes, eles se voltaram para outra empresa japonesa, a Nippon Kogaku (que mais tarde viria se tornar a Nikon), para ajudá-los.

Na fabricação, Nippon Kogaku foi responsável pela criação e montagem da lente (Nikkor 50mm f/3.5), o sistema ótico do visor e o mecanismo rangefinder, enquanto a Precision Optical foi responsável pelo corpo principal, incluindo o obturador de plano focal, o rangefinder, bem como a montagem do corpo da câmera.

Embora a Hansa Canon não tenha características revolucionárias, é uma das câmeras mais importantes historicamente, pois foi a primeira câmera de 35 milímetros de precisão a ser produzida no Japão. Este foi o início da indústria japonesa de câmeras, que viria um dia dominar o mundo.

Fontes:
  1. Canon Camera Story 1933-1936. Canon Camera Museum 
  2. Hansa Canon. Pacific Rim Camera