quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Britânico vence o prêmio de melhor fotógrafo em astronomia

setembro 08, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Damian Peach / Reprodução
Organizado pelo Observatório Real, na Inglaterra, o "Astronomy Photographer of the Year", prêmio para o melhor fotógrafo em astronomia recebeu a inscrição de mais de 700 imagens de fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo.

O vencedor geral e na categoria 'Nosso Sistema Solar', foi o britânico Damian Peach, com a foto, "Jupiter with lo and Ganymede", que mostra o maior planeta do nosso sistema, com duas de suas 64 luas. A foto foi feita utilizando um telescópio Celestron 356mm Schmidt-Cassegrain (C14) com uma câmera PGR Flea3.

Na categoria 'Terra e Epaço', o vencedor foi Tunç Tezel, da Túrquia, com a foto "Galactic Paradise", que registra a Via Láctea em um belo horizonte tropical. Na categoria 'Espaço Profundo', o vencedor foi o italiano Marco Lorenzi, com a foto "Vela Supernova Remnant", que mostra a consequência da explosão de uma supernova, a morte violenta de uma estrela muitas vezes mais massiva que o Sol.

Foto: Jathin Premjith / Reprodução
E na categoria 'Jovem Fotógrafo em Astronomia', o premio ficou com o indiano Jathin Premjith, de apenas 15 anos, com a foto "Lunar Eclipse and Occultation", que mostra a cena de um eclipse lunar.

Foram concedidos ainda, outros três prêmios especiais: 'Pessoas e Espaço', 'Melhor Estreante' e 'Imagem de Telescópio'. Para ver os resultado completo acesse a página oficial do evento.


"Galactic Paradise", Tunç Tezel / Reprodução




"Vela Supernova Remnant" , Marco Lorenzi / Reprodução

Fonte: Portal Terra e Natonal Maritime Museum