segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Melhore suas fotos: Fotografia P&B

outubro 24, 2011 | por Alex Teixeira

Estela Santos / © A5 Agência
Olá Pessoal! Mais um artigo da série Melhore suas fotos. Hoje falando da eterna fotografia em preto e branco.

Há muitos anos atrás, no nascimento da fotografia, as imagens captadas eram embaçadas ou borradas, quase que impossíveis de entender. Vários métodos foram usados e desde o Daguerreótipo até as câmeras digitais de hoje em dia, a intenção sempre foi e ainda é a mesma: capturar imagens com a mesma perfeição do olho humano.

Lá no inicio de tudo eram imagens Preto e Branco que foram evoluindo e ganhando cores, cada vez mais vivas e próximas do real com o passar dos dias. Porém, mesmo no mundo digital, com máquinas superpoderosas e diversos meios de edição da fotografia, as imagens em Preto e Branco continuam esbanjando charme, drama, fantasia e arte...

Talvez devido a influencia de alguns grandes fotógrafos de décadas passadas que, mesmo com filmes coloridos a disposição, sempre preferiram continuar a captar imagens em P&B, e que nem por isso tenham deixado de ser impactantes ou marcantes. A fotografia em P&B foi uma escola para esses fotógrafos, e ainda hoje tem força avassaladora em diversos ramos fotográficos.

Eu particularmente amo imagens em P&B. Não há porque mentir dizendo que fotografo assim, diretamente em P&B. Graças ao digital isso se faz desnecessário, uma vez que fotografando em cores posso editar aquelas que quero para P&B, claro, com o uso do bom senso. Mas porque Fotografia em Preto e Branco é tão boa assim? Pra mim é simples. Como disse anteriormente PB foi uma escola, e hoje devia ser usado com o mesmo fim, Escola; Um aprendizado para entender o fundamento da fotografia, lembre-se: Foto = Luz, Grafia = Escrita, Fotografia = Escrever com a luz. O PB é importante por isso, é o melhor jeito de se entender as propriedades da luz. Digo isso porque sem a influencia das cores, o que vai chamar atenção na fotografia é o assunto, a iluminação. Abaixo então algumas dicas para melhor aproveitamento da fotografia em preto e branco: 

1. Para melhor entender a luz e suas nuances, faça algumas fotos diretamente em P&B. Se possível, use algum tipo de iluminação auxiliar, mude ângulos, e intensidade da luz. Isso claro, sempre mantendo as mesmas configurações na sua câmera, mesma abertura, diafragma e posição da foto.

Banda Sinfônica de Atibaia, 2011 / © Alex Teixeira

2. Apos testar e entender um pouco mais a luz, fotografe em cores. Na pós-produção, em programas de edição como o Photoshop, dê uma olhada nas separações de canais, Red, Green, Blue; Dê uma verificada em cada um separadamente, assim vai ver como cada cor age na sua foto. Mas o que esses canais têm a ver com a fotografia P&B? É porque a visualização dos canais em separado é em preto e branco.

Atibaia 2011 / © Alex Teixeira

3. Cuidado com a pós-produção na fotografia P&B, é fácil ultrapassar os limites e deixar uma imagem dramática demais, sem necessidade, apenas aumentando o contraste. Por isso, faça uso constante do bom senso.

© Alex Teixeira

4. A não ser que esteja produzindo uma série especifica ou exposição de fotografias em P&B, não exagere no uso delas, assim como o colorido era o diferente no passado, o P&B é o algo a mais de hoje em dia.
Paranapiacaba 2011 / © Alex Teixeira

5. Escolha bem o laboratório de impressão de suas fotos. Não se esqueça de perguntar o tipo de impressão que fazem. Se o sistema exige imagens em RGB ou CMYK, cabe a você fazer esse tipo de ajuste.

6. Mesmo enviando as imagens com o ajuste correto, fique esperto pois alguns lugares tendem a não conseguir um P&B puro, puxando sua impressão para um tom magenta ou verde.

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!
Até a próxima e Boas fotos!