![]() |
New York City, 1992 |
Stephanie Seymour fez parte da geração de supermodelos dos anos 90, que teve nomes célebres como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Amber Valletta, Linda Evangelista, Christy Turlington e Tatjana Patitz.
A parceria entre Seymour e o badalado fotógrafo Richard Avedon foi profícua, para uma publicação da Vogue Itália de 1993, ela posou para a lente de Avedon em um longo e divertido ensaio no qual, em parte das fotos, aparece ludicamente subjugando um homem nu enquanto permanece elegantemente trajada. Entretanto, a foto mais marcante e provavelmente mais característica do trabalho de Avedon feita com Stephanie é essa de 92.
Apesar de o vestido deixar apenas o rosto descoberto e de ser em tecido negro, a transparência e a maneira como ele adere ao corpo delineia as curvas, os volumes. Mesmo vestida, a mulher tem sua nudez revelada - revelação que também faz por vontade própria ao levantar a barra da roupa expondo seu sexo. O fato de o sexo ficar explicitamente à mostra, apesar do restante do corpo estar discretamente coberto, dá a sensação de que ela está completamente nua. E a expressão do rosto de Stephanie é muito interessante porque contrasta com a eroticidade da cena.