segunda-feira, 28 de maio de 2012

Silver & Light

maio 28, 2012 | por Cid Costa Neto

Em plena era digital, o fotógrafo americano Ian Ruhter desenvolveu o projeto "Silver & Light" (Prata & Luz), que consiste em uma série de imagens obtidas através do processo de colódio, composto de Éter e Álcool em solução de nitrato de celulose desenvolvido por Frederick Scott Archer, em 1851.

Reprodução
Para criar as imagens, Ruhter desenvolveu uma enorme câmera e um laboratório dentro de um furgão, com o qual tem viajado pelos Estados Unidos capturando belas imagens de pessoas e paisagens em grandes placas sensibilizadas.

O processo é bastante demorado e caro. Segundo Ruhter, que tem bancado o projeto com suas próprias economias, ele chega a gastar 500 dólares para fazer uma única foto.

Qualquer pessoa pode sugerir lugares ou se candidatar para se fotografada através da página do fotógrafo no Facebook.

"Este projeto foi criado com o mesmo espírito que a América foi fundada. Nossas intenções são conectar todos na América através da lente da câmera e sites de redes sociais. Nós não podemos fazer isso sem você. Queremos contar a sua história e mostrar sua cidade através de fotografias de você e das pessoas que você conhece. Enquanto viajamos pela América à procura de pessoas e lugares para fotografar você será capaz de acompanhar para onde estamos indo e nos ajudar a decidir onde ir. Junte-se a nessa jornada curtindo nosso facebook para ser fotografado por nós."


Veja as fotos do projeto.