domingo, 10 de junho de 2012

K-01: A mirrorless da Pentax

junho 10, 2012 | por J.Goffredo


A Pentax lançou a sua primeira câmera Mirrorless, mas ela é a menos mirrorless e mais SLR do mercado. Basicamente eles retiraram o "R" da sigla "SLR". Ela utiliza o mesmo encaixe K das SLRs convencionais da marca, portanto, usa todas as lentes fabricadas para as SLRs da Pentax. Para isto ela tem a mesma distância entre o sensor/filme e a lente das SLRs da Pentax, sejam digitais ou de filme. Assim ela é a primeira mirrorless que nasce já com uma longa tradição de lentes, que já dura há décadas. Um inconveniente disto é que ela parece ser a maior e mais pesada mirrorless já lançada.

Ela aceita os mesmos flashs usados nas SLRs da Pentax. Tem as opções comuns às DSLRs, como modo manual, prioridade de abertura, prioridade de velocidade, e mais modo automático, cena etc. Ela usa um sensor com fator de corte de 1.5 de 16.5 Mp  com estabilização de imagem no sensor. O tamanho do sensor e a resolução de imagem são exatamente iguais aos do sensor da Pentax K-5.  Aparentemente ela usa o mesmo sensor que é usado na Pentax K-5.

Por isto tudo pode-se dizer que ela é a mais SLR das mirroless já lançadas até hoje, que basicamente só retiraram o "R", só faltando um visor eletrônico para completar o jeitão de SLR.

Fonte: DPReview.