![]() |
Wenders e Salgado (Reprodução/Le Pacte) |
Encontra-se em pré-produção, o documentário “Shade and Light” (Sombra e Luz), que tem como tema o projeto de oito anos do fotógrafo Sebastião Salgado, intitulado “Genesis”, e que reúne registros de partes do mundo que não foram tocadas pela civilização moderna.
O filme está sendo realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, que tem como base para seus trabalhos cinematográficos a fotografia. A realização desse trabalho representa o encontro de dois homens que dedicaram suas vidas a imagens que refletem suas visões sobre o mundo.
Em matéria para o The Guardian, Slagado chegou a dizer que “este projeto pretende reconectar-nos com o mundo tal como ele era antes de a humanidade o ter alterado”.
Com a co-direção de Juliano Salgado, filho do fotógrafo, Shade and Light apreseta um estado ancestral da natureza, cheio de criaturas míticas e comunidades humanas isoladas do resto do mundo. O filme leva o espectador ao coração da Amazônia em uma tribo indígena, para ilha de Wrangel, na Sibéria, as Papoos de Irian Jaya e os pântanos exuberantes do Pantanal.
A exposição das fotografias que compõem “Genesis” será inaugurada em 2013 no Museu de História Natural de Londres.
Os direitos de distribuição do documentário já foram vendidos a mais de 20 países, incluindo os EUA, o Canadá, a Austrália e a Grécia.
Fontes: C7nema e Le Pacte