
A empresa alemã Clauss forneceu o Rodeon VR Head ST para a movimentação das câmeras no alto da torre BT Tower. Todas os frames foram compilados durante semanas pela unidade de trabalho Celsius R920, fornecida pela Fujitsu Technology Solutions Europe.
É a primeira vez que uma empresa consegue criar uma imagem deste tamanho, se impressa, a imagem teria 98 metros de comprimento e 24 metros de altura, tão grande quanto o Palácio de Bunkinghan.
O diretor da 360cities, Steve Hercher comentou: "Ficamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pela BT para tentar bater o recorde mundial e dar o nosso contributo para as comemorações dos Jogos Olímpicos de Londres. Ao planejarmos esta foto, muitos foram os obstáculos, dificuldades e variáveis que tivemos de ultrapassar. O software e o hardware foram levados ao limite e a chuva, o vento e outras dificuldades tiveram de ser enfrentadas. A nossa equipe de fotografia composta por Jeffrey Martin, Tom Mills e Holger Schulze fez um excelente trabalho e nem um único disparo de entre os mais de 48.000 planejados foi desperdiçado."
Rainer Fuehres, representante da Canon Europa, disse: “O objetivo de capacitar as pessoas para evoluírem na sua experiência fotográfica está na base de cada produto que criamos, e esta imagem de cortar a respiração leva realmente esta filosofia ao extremo. Desde o seu lançamento, a EOS 7D tem captado a imaginação de entusiastas da fotografia de todo o mundo e estamos muito satisfeitos por apoiar um projeto tão desafiante como este, com uma câmara que tanta gente está a usar para captar os seus próprios momentos de inspiração.”
Curiosidades do Projeto:
A equipe da 360Cities passou três gélidos dias na plataforma exterior do 29º piso da BT Tower a trabalhar com quatro câmaras para registar 48.640 imagens para formar a imagem panorâmica final.
A equipe da 360Cities passou três gélidos dias na plataforma exterior do 29º piso da BT Tower a trabalhar com quatro câmaras para registar 48.640 imagens para formar a imagem panorâmica final.
- 320 é o número de gigapixels da foto
- 48.640 imagens individuais captadas
- 3 – o número de dias que demorou a captar todas as imagens individuais
- 03 meses foi o tempo que o computador demorou a processar a imagem final
- 98 metros de comprimento e 24 metros de altura se fosse impressa na resolução fotográfica normal (60 mil vezes maior que uma fotografia tirada com um iPhone 4)
- 29º – o piso do BT Tower de onde as fotos foram captadas
- 20 milhas de distância visíveis no horizonte
- Quatro câmaras Canon EOS 7D com objetivas EF 400mm f/2.8L IS II USM e teleconversores Extender EF 2x III foram montadas em sistemas robóticos panorâmicos Rodeon VR Head ST da Clauss e posicionadas em quatro locais seguros na plataforma do 29º piso.
- O progresso dos disparos foi monitorizado por laptops sujeitos a temperaturas bastante baixas e ventos ocasionais de 80 km/h.
- As imagens RAW foram depois processadas durante várias semanas usando computadores Celsius R920 da Fujitsu Technology Solutions com 256GB de memória RAM e 16 cores a 3.1GHz, e o software de compilação de imagens panorâmicas Autopano Giga da Kolor.
- A versão final interativa online da fotografia é apresentada por secções multicamada que permite fazer zoom in para visualizar os pormenores com extremo detalhe.
Navegue pela imagem através do link: btlondon2012.co.uk