sexta-feira, 18 de outubro de 2013

AF-S Nikkor 58mm f/1.4G - A "reencarnação" de uma lenda

outubro 18, 2013 | por J.Goffredo

A Nikon tem várias lentes lendárias. Algumas destas foram feitas fabricadas sob encomenda, outras chegaram a ser produzidas em uma boa quantidade. Mas também tem as lendas vivas, tal como a 50mm f/1.8D, que vem com a mesma ótica desde 1978, modernizando-se, ganhando autofoco, trocando materiais de construção etc. (A 50mm F1.8G é um projeto diferente, feito recentemente.)

Uma das lendas que chegou a ser fabricada sob escala, mesmo que não muito grande, foi a Noct-Nikkor 58mm f/1.2 Ai e Ai-S. Ela costuma ser cara no eBay (quando encontrada), sendo que um conjunto completo - incluindo caixa, manual etc, perfeito para um colecionador está sendo colocada à venda por 6.499 dólares (cerca de 13.992 Reais). Ela talvez seja uma das raras lentes a ter um site dedicado só a ela.

O que torna esta lente tão fantástica? Ela foi concebida para fotografia noturna, com filmes de baixa sensibilidade, e para não transformar pontos de luz intensa (como lâmpadas, por exemplo) em borrões, como a maioria das lentes faz. Ela também tem uma profundidade de campo muito curta, e um excelente bokeh (especialmente a segunda versão dela, a Ai-S, pois tem diafragma de 9 lâminas). Ao contrário de muitas lentes, esta foi projetada para trabalhar na abertura máxima, tendo a sua nitidez máxima em F1.2.

Em 1997, 20 anos depois de lançada, ela parou de ser fabricada deixando seus fãs órfãos... Também nunca teve uma versão com autofoco... até agora. Em Novembro de 2012 o site Nikon Rumors publicou a notícia de que a Nikon patenteou um projeto muito parecido com ela. Em Janeiro deste ano uma patente foi anunciada pelo Nikon Rumors, mas de uma 58mm F1.4. E em Maio deste ano o Nikon Rumors noticia duas novas patentes de lentes 58mm F1.2, e termina o artigo com a seguinte frase: "Talvez a Nikon esteja seriamente pensando em recriar a lendária lente Ai Noct-Nikkor 58mm f/1.2".

Agora, finalmente, ela anuncia a AF-S Nikkor 58mm f/1.4G, que indica ser a "reencarnação" da Noct-Nikkor 58mm F1.2, exceto que a abertura máxima é um pouco menor. Todas as fotos da galeria de fotos são com grandes aberturas (F1.4 e F2), inclusive tem uma foto de uma paisagem noturna. Como a tecnologia melhorou muito nas últimas décadas, e também surgiram novas tecnologias, é de se esperar que ela supere a original.

O preço não é baixo, anunciado em 1.700 dólares (pouco mais de 3.600 Reais). Ela foi concebida para fotógrafos profissionais e para fotógrafos avançados, para quem realmente necessita de suas características únicas, em suma, para os órfãos da Noct-Nikkor 58mm f/1.2.