domingo, 16 de março de 2014

Fotografar pessoas sem permissão agora é ilegal na Hungria

março 16, 2014 | por Resumo Fotográfico

PetaPixel/Reprodução


A partir deste sábado (15), um novo código civil implementado na Hungria tem causado uma grande polêmica entre os fotógrafos. A nova lei torna ilegal fazer uma fotografia sem obter permissão de todas as pessoas que possam ser identificadas nela.

Essa nova medida dificulta a realização de fotografia de rua e do fotojornalismo. Os fotógrafos húngaros manifestaram-se contra a lei, considerando-a obstrutiva e, mais importante, vaga. Mesmo os juízes, relataram ao jornal The Guardian, que ainda não sabem como julgar casos sob o novo código, que abre a porta para qualquer pessoa apresentar queixas sempre que um fotojornalista tirar uma foto delas.

Os repórteres húngaros já são obrigados a borrar os rostos de policiais quando tomam a sua imagem, algo que muitos esperavam que esta lei fosse solucionar por meio da identificação da polícia como "agentes públicos." Em vez disso, a lei faz com que seja muito mais fácil para a polícia e segurança privada, impedirem fotojornalistas de documentarem suas ações.

"Há uma grande tradição da fotografia húngara, e pretendemos continuá-la, mas esta lei não está facilitando nosso trabalho", disse o fotojornalista Ákos Stiller ao jornal britânico.

Fonte: The Guardian (via PetaPixel)