terça-feira, 8 de abril de 2014

Drone pilotado por fotógrafo cai sobre triatleta australiana

abril 08, 2014 | por Resumo Fotográfico

Atleta estava a poucos metros da linha de chegada quando o drone caiu (Foto: Reprodução/Browning Media)
Na manhã do último domingo (8),  um veículo aéreo não-tripulado (mais conhecido como drone) teria caído sobre uma triatleta durante competição Endure Batavia, na cidade australiana de Geraldton. O drone estava sendo pilotado pelo fotógrafo Warren Abrams quando o aparelho despencou, provocando a queda da competidora Raiji Ogden, que sofreu lesões na cabeça e teve de levar três pontos.

As versões sobre como a atleta se feriu são controversas e a Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália está investigando o caso. Raiji relatou que o drone caiu mesmo sobre sua cabeça. Versão que foi confirmada por algumas testemunhas, mas outras disseram que o aparelho desabou próximo à vítima, fazendo com que ela fosse ao chão com o susto.

O fotógrafo Warren Abrams disse à rede ABC que imagens capturadas pelo próprio drone mostram que Raiji não foi atingida por ele. Ele alegou às autoridades que o sinal de controle do drone teria sido hackeado.

As normas para a utilização de drones estipula que eles voem a no mínimo 30 metros de altura e que seus operadores sejam cerificados. Abrams vinha capturando imagens dos atletas a 10 metros de altura e não consta na lista de 92 operadores certificados para utilização civil de drones na Austrália.

Fonte: O Globo