terça-feira, 29 de julho de 2014

Dúvida do leitor: Apetrechos fotográficos são fundamentais?

julho 29, 2014 | por Cid Costa Neto

A leitora Louise Torga, de Juiz de Fora/MG, enviou um e-mail com uma dúvida a respeito da necessidade de utilizar acessórios para realizar fotografias externas:
"Sou iniciante na fotografia e lendo sobre externas surgiu uma dúvida que eu ainda não consegui solucionar: é mesmo necessário usar flash externo, difusor, rebatedor ou o que seja em ambiente externo com boa luz solar? Por exemplo, para fotografar em uma praia ou num jardim com dia limpo, posso levar apenas as câmeras e as lentes, ou é preciso todo o 'apetrecho fotográfico' para garantir boas cenas? Vejo fotógrafos com flashes externos, rebatedores, difusores e etc, para externas e sempre me pergunto se é mesmo fundamental para um boa foto ou apenas exagero."
Um rebatedor pode ser uma ótima solução para remover ou atenuar sombras (J. Meyer/Digital Camera World)

É perfeitamente possível realizar boas fotos apenas com a câmera em punho, sem qualquer tipo de acessório. Vide a fotografia de rua - um estilo em que se trabalha apenas com a luz ambiente. Mas isso não quer dizer que usá-los seja um exagero. Tudo vai depender de qual resultado final você deseja obter e quais as condições de luz o local, clima e horário proporcionam.

A luz do dia nem sempre será a mais adequada para obtermos resultados específicos. Lembre-se que em um "dia limpo", com sol a pino, teremos uma fonte de luz que vai gerar sombras duras e com forte contraste. Quando indesejáveis, é possível atenuá-las utilizando um rebatedor ou mesmo a luz de um flash dedicado, criando o que chamamos de luz de preenchimento.

 
O flash dedicado também é uma boa alternativa quando temos uma luz desfavorável (J. Meyer/Digital Camera World)

Não podemos esquecer também, das possibilidades criativas que um flash dedicado proporciona ao ser utilizado em contra-luz ou fora da câmera. Quando bem utilizados, os acessórios podem ser ferramentas muito enriquecedoras para a construção de uma imagem. Para entender melhor a utilização dos acessórios, sugiro pesquisar a respeito dos diferentes tipos de iluminação.


Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos, técnicas ou conceitos relacionados à fotografia? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com.