quarta-feira, 16 de julho de 2014

Sexta Livre do Ateliê da Imagem com Ana Carolina Fernandes

julho 16, 2014 | por Resumo Fotográfico

"Mem de Sá, 100" de Ana Carolina Fernandes

A Sexta Livre do Ateliê da Imagem promove, dia 18 de julho, às 19h, um encontro com a fotojornalista e fotodocumentarista Ana Carolina Fernandes, que vai apresentar seus trabalhos autorais e documentais mais recentes como "Mem de Sá, 100", ensaio produzido após três anos convivendo com um grupo de travestis na Lapa do Rio de Janeiro.

Ana Carolina apresentará também outros ensaios: sobre as manifestações de rua que vem cobrindo há um ano, algumas vezes para a agência Reuters, outras tantas de forma independente como documentarista, dando ênfase na presença e importância das mulheres nos protestos, e por fim, seu trabalho sobre a Prainha, um Parque Ecológico no Rio de Janeiro, aonde vem fotografando há quatro anos para um livro que está em fase de captação de custos, terminando com a exibição de algumas fotos de sua história jornalística. No final do evento, abrirá para um bate-papo com o público sobre o fotojornalismo independente.

Sobre a obra de Ana Carolina, o curador da exposição "Mem de Sá, 100", Éder Chiodetto, assinala que a obra da fotógrafa é, “a partir de seus preceitos, do envolvimento entre fotógrafa e seus retratados e do amálgama minuciosamente construída entre forma e conteúdo, àquilo que de melhor tem sido produzido no fotodocumentarismo contemporâneo”.

Ana Carolina Fernandes trabalhou nos principais jornais do Brasil como O Globo, Jornal do Brasil, Agência Estado e Folha de S. Paulo. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais como oPrêmio Folha de Fotografia em 2000 o e 2002, Menção Honrosa do Prêmio Pnuma/ Unesco para o Meio Ambiente em 2002 e no Wedding Brasil 2011. Foi finalista do Prêmio Libero Badaró em 2002 e do Prêmio Firjan em 2002 e 2003 e do Prêmio Conrado Wessel em 2012. Classificada entre os 10 melhores trabalhos do Prêmio Sony Photography Award 2014 em 67 mil inscritos de 166 países.

Continua documentando quase sempre de forma independente as manifestações de rua no Rio e tem publicado fotos e ensaios sobre os protestos em diversas revistas, jornais e sites internacionais.

SERVIÇO

Sexta Livre promove a apresentação da fotojornalista Ana Carolina Fernandes
Data: Dia 18 de fevereiro, às 19 horas.
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur, 453, Urca, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2541-3314
Entrada franca