quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Lançamento da revista Zum #9

outubro 29, 2015 | por Resumo Fotográfico

Acontece amanhã, sexta-feira (30), na livraria Martins Fontes, em São Paulo, o lançamento da nona edição da revista Zum.

Capa da Zum #9
A Zum #9 apresenta as fotografias do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, realizadas no início da década de 1980 durante pesquisa etnográfica entre os índios Araweté. A seleção das imagens foi feita pelo fotógrafo Miguel Rio Branco.

Outro destaque da edição é o resgate das fotografias de George Love (1937-1995), que viveu no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 e integrou a equipe de fotógrafos da revista Realidade. George, que estampa a capa desta edição, sobrevoou a Amazônia e percorreu São Paulo em busca de uma visão nova para a fotografia. Com um trabalho experimental, que às vezes flerta com a abstração, ele almejava captar a atmosfera de um lugar, mais do que uma representação descritiva do assunto. 

Durante a ocasião, acontece também um bate-papo entre a fotógrafa Lucia Mindlin Loeb e o professor da FAU/USP e crítico de arte Agnaldo Farias, com mediação do jornalista Mauricio Puls. Os convidados discutirão arte e urbanismo a partir de “Avenida Celso Garcia”, trabalho de Lucia que faz parte da edição. A fotógrafa registrou a avenida localizada na zona norte de São Paulo em dois momentos diferentes (2004 e 2014), construindo panoramas que, segundo o jornalista Mauricio Puls, narram à corrosão silenciosa da cidade.

A revista pode ser adquirida através da loja do IMS.