sexta-feira, 20 de maio de 2016

James Nachtwey ganha o prêmio Princesa de Astúrias

maio 20, 2016 | por Resumo Fotográfico

James Nachtwey (Gilles Peress/Magnum Photos)

O renomado fotógrafo de guerra norte-americano James Nachtwey, um dos maiores nomes do fotojornalismo mundial, foi agraciado nesta quinta-feira (19) com o prestigiado prêmio espanhol Princesa de Asturias de Comunicação e Humanidades.

Em um comunicado, o júri do prêmio descreveu Nachtwey como uma "lúcida testemunha do sofrimento humano" e enfatizou o compromisso profissional do fotógrafo e sua habilidade para trabalhar em conflitos e crises "sem renunciar aos princípios éticos do repórter ou adornar o que a câmera vê". O fotógrafo de 68 anos, considerado um dos melhores repórteres de guerra de sua geração, testemunhou alguns dos mais sangrentos conflitos e as mais severas crises humanitárias das últimas décadas.

Nachtwey começou a trabalhar como fotógrafo em um jornal do estado do Novo México em 1976 e, em 1980, se mudou para Nova York para iniciar sua carreira como fotógrafo de revista independente. Sua primeira tarefa internacional foi cobrir o conflito na Irlanda do Norte em 1981. Desde 1984 trabalha na revista Time Magazine e foi membro da agência de fotografia Magnum entre 1986 e 2001. Ele cobriu guerras e conflitos na América Central, Oriente Médio e África.

O prêmio de 50 mil Euros (quase 200 mil Reais) é uma das oito honrarias concedidas pela fundação, que leva o nome da princesa Leonor, herdeira do trono espanhol. Outras categorias reconhecem as grandes realizações nas artes, no esporte ou em pesquisa científica. Os prêmios são entregues durante o outono europeu na cidade de Oviedo, no norte da Espanha.

Fonte: O Globo