quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Paraty em Foco 2016: Um evento para todos os olhares

setembro 01, 2016 | por Resumo Fotográfico

O Festival Internacional de Fotografia acontece de 14 a 18 de setembro
Sara De Santis

A mais fotogênica das cidades da Costa Verde e destino preferencial de turistas nacionais e estrangeiros, a colonial Paraty recebe a 12ª edição do mais importante evento de fotografia do país e um dos melhores do mundo. Com a coordenação do seu idealizador, o fotógrafo italiano radicado na cidade, Giancarlo Mecarelli, o encontro reúne artistas, profissionais, entusiastas e amadores em torno de exposições, workshops, palestras e um leilão de fotografias.

Um dos destaques é a exposição do paulistano Paulo Friedman, intitulada Nós, na Casa de Cultura de Paraty. A mostra exibe 17 portraits que compõem um ensaio fotográfico realizado com trabalhadores de diferentes áreas e nacionalidades em seus respectivos locais de trabalho. O texto de apresentação é do curador Diógenes Moura. Entre os retratos, impressos em fine art pela noPapiro, estão anônimos trabalhadores espalhados pelo mundo estão retratados cuidador de camelo, lavrador, prostituta, pedreiro e pintor de carros, entre outros.

O ensaio com mais de 500 retratos de trabalhadores brasileiros, além de centenas de estrangeiros de países como Japão, Índia, China, África do Sul, Peru e EUA, tem 10 anos de estrada. “Sempre gostei de tirar retratos e, em 2006, durante uma viagem ao interior de São Paulo, fotografei uma cortadora de cana que me chamou atenção. A partir daí, comecei a idealizar este projeto de registrar trabalhadores”, conta Fridman.

Veja a programação completa no www.pefparatyemfoco.com.br