terça-feira, 15 de novembro de 2016

A delícia de imprimir e expor em grandes formatos…

novembro 15, 2016 | por Mauro


Fotógrafos amadores ou profissionais lidam com registros de imagens o tempo todo, a fotografia digital, que é atualmente o objetivo final desta arte-profissão-hobby. A gente se acostuma a ver as imagens digitais sempre em tamanhos pequenos - no viewfinder, no bridge, no monitor do desktop, no Flickr, etc… Quando passam ao meio físico também são pequenas - impressões 15x15, 20x25, fotolivros, álbuns, etc…

Pretendo com este pequeno artigo propor uma reflexão sobre a impressão em formatos maiores, não gigantescos, mas por exemplo do tamanho A1 (aproximadamente 85 x 60 cm). Por enquanto não há substituto sério da impressão, como por exemplo seriam as telas luminosas leves e baratas, de qualquer tamanho. Assim, para viabilizar o prazer de ver e tocar uma imagem fotografada é necessária sua impressão.

Impressões em formatos iguais ou maiores que A1 são feitas em plotters de diversas tecnologias: Jato de tinta, solvente, látex, etc… Algumas aceitam outros suportes que não o papel, em diversas espessuras: tecidos, plásticos, pvc, espumas, etc… O ideal são as impressões chamadas fine art, que começam com impressões em plotters jato de tinta (mais baratas) e se estendem pelas mais sofisticadas em suportes resistentes. São utilizados papéis de grande qualidade, normalmente importados, e plotters com grande quantidade de cabeças de impressão para abranger as mais diversas tonalidades.

Eu diria que as plotters mais básicas para imprimir fotografias são as da linha Z da HP (Z2100, Z3100, Z3200, etc...). Na Mauro Painéis, utilizamos a Z3200 com 12 cartuchos (além das cores básicas ainda tem cinza, cinza claro, cian claro, magenta claro, preto fotográfico, preto fosco, etc...). Desenvolvemos um produto que chamamos de painel em base rígida, o qual pretende atender ao mercado de fotografia amador e profissional, aliando um ótimo custo benefício com uma ampla gama de utilizações.

Nosso painel tem o tamanho A1 (aprox. 85 x 60 cm) e é formado pelos seguintes elementos:
  • Impressão jato de tinta em 300 dpis na HP Z3200; 
  • Laminação a frio anti-reflexo (jateada) feita em laminadora de rolo de espuma, aplicado sobre a imagem, o que além de conferir a qualidade anti-reflexo ainda dá uma proteção mecânica à impressão, podendo ser limpa com pano úmido; 
  • Aplicação da impressão + laminação a uma base rígida leve de 5 mm. de espessura em foam board importado, colado através do sistema de auto-adesivo do glossy onde é impressa a fotografia em alta resolução.
HP Designjet Z3200

Este painel foi desenvolvido e é utilizado atualmente para o mercado de arquitetura, principalmente para os concurso de projeto onde já é bastante exigido, e para os trabalhos finais de graduação (TFG ou TCC), quando os formandos apresentam seus projetos às bancas examinadoras. Fazemos em torno de 700 painéis destes por ano, atendendo todas as faculdades de arquitetura de Belo Horizonte e região.

No entanto, estamos começando a divulgar e propor a utilização destes painéis para o mercado fotográfico, tendo em vista as possibilidades de utilização para exposições em várias situações: concursos, eventos, exposições de portfólios, decoração residencial ou comercial, etc …

Com custo bastante reduzido (a partir de R$ 60 cada painel completo tamanho A1, preço válido até 31 de dezembro de 2016), acreditamos que será possível a realização daquele sonho de todo fotógrafo: expor sua arte em grande formato e ter a sensação de ver e divulgar seu trabalho.

Atualmente as exposições fotográficas são feitas basicamente de duas formas:
  • Impressões em grandes formatos, fine art ou não, onde se pode gastar recursos expressivos, colocando-se bases e molduras da mesma forma que em quadros e imagens para decoração; 
  • Exposições no formato “varal”, onde se gasta pouco e utiliza-se impressões em pequenos formatos (digamos até 20 x 25 cm.), sem bases e “penduradas” em varais improvisados. 

Nosso produto se propõe a preencher uma lacuna entre estas duas soluções, mas com uma qualidade e apresentação que nada ficam a dever aos quadros emoldurados e revestidos com vidro.

Veja mais detalhes sobre o painel em nosso site: www.mauropaineis.com.br.

Exposição Fotográfica Brunswick

No momento estamos organizando uma exposição fotográfica para divulgação do painel, a um custo de R$ 150 por painel, o que inclui o painel em si e mais a montagem e desmontagem da exposição em um local específico em Belo Horizonte. Após a exposição o painel pertence ao fotógrafo, que poderá afixá-lo em outro local de sua escolha. São apenas 12 painéis e as fotos ficarão em exposição 60 dias para acesso ao público em geral. Inscrições até 19 de novembro de 2016 caso não seja prorrogada.

Veja mais detalhes em: www.mauropaineis.com.br/expobrunswick.