quarta-feira, 3 de maio de 2017

Modelo tira foto nua em monte sagrado e irrita Maoris

maio 03, 2017 | por Resumo Fotográfico

A comunidade Maori da Nova Zelândia não poupou críticas à modelo Jaylene Cook, que celebrou a chegada ao topo do Monte Taranaki com uma foto nua.

"É como alguém entrar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e tirar uma fotografia sem roupa", explica Dennis Ngawhare, porta-voz da tribo Maori, em declarações à BBC. "É um local sagrado e algo como isto [fotografia de nudez] é muito inapropriado".

Na última sexta-feira (28), Jaylene Cook, modelo da Playboy com mais de 300 mil seguidores no Instagram, divulgou na rede social uma fotografia nua tirada no topo do Monte Taranaki, para assinalar a conclusão da subida.

"É de longe o mais difícil que fiz até hoje. Mentalmente e fisicamente", escreveu na legenda da foto, divulgada no sábado.

"A subida mudou-me para sempre. Provei o quanto consigo esforçar-me e estou verdadeiramente orgulhosa do que alcancei", acrescenta, recebendo mais de 11 mil "gostos" dos seus seguidores.

O Monte Taranaki, também conhecido como Monte Egmont, de 2518 metros de altura, é um vulcão ativo na Ilha Norte, na Nova Zelândia. "As pessoas podem dizer que é só pedras e terra e por isso podem desrespeitar o local?", questiona o porta-voz dos Maori.

A subida ao topo do monte já é por si só considerada inapropriada pela tribo local e raramente é feita e apenas para realização de cerimónias tradicionais.

"Simplesmente pedimos às pessoas que tenham respeito. Este último caso é apenas mais um exemplo irritante de alguém que obviamente não soube comportar-se", defende Dennis Ngawhare.

O autarca do distrito de Stratford, Neil Volzke, também concorda que a foto é uma ofensa à cultura Maori. "Não acho que a fotografia em si seja ofensiva ou obscena, mas é inapropriado ter sido tirada no topo do Monte Taranaki por ser um local com grande importância para a comunidade Maori", afirmou à BBC.

via Jornal de Notícias