quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Projeto reúne memórias fotográficas do Aglomerado​ ​da​ ​Serra

dezembro 06, 2017 | por Resumo Fotográfico

Foto: Afonso Pimenta

Fruto de três anos de pesquisa, o projeto "Retratistas do Morro" reúne registros de João Mendes e Afonso Pimenta, fotógrafos que atuam no Aglomerado da Serra há cinco décadas, e do acervo de dona Ana Martins, moradora que guarda um acervo de 50 monóculos com fotografias que registram o cotidiano da comunidade entre 1970 e 1980.

O projeto foi um dos vencedores da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan, que valoriza trabalhos voltados à preservação do patrimônio cultural brasileiro. As fotografias evidenciam as transformações da comunidade ao longo de cinco décadas e mostram detalhes da vida social dos moradores, como os bailes, festas e confraternizações.

"O acervo desses retratistas tem uma importância simbólica e muito especial para a preservação da memória imagética e valorização das histórias de vida dos moradores de Aglomerado da Serra, nos apresentando outras versões da realidade. São histórias muitas vezes invisibilizadas e que agora adquirem um protagonismo por meio da restauração de fotografias que retratam quase 50 anos do cotidiano da comunidade", explica Guilherme Cunha, artista idealizador do projeto.

A comunidade do Aglomerado da Serra fica na encosta da Serra do Curral, em Belo Horizonte. As ocupações começaram a partir de 1914, como solução para muitas famílias que vieram do interior colaborar na construção da capital mineira ou à procura de emprego e não tinham onde morar. Atualmente estima-se que cerca de 110 mil pessoas vivem no local.

Financiamento Coletivo

Com o objetivo de contribuir para a preservação das memórias afetivas dos moradores da segunda maior favela do país, o projeto agora busca financiamento para a publicação de um livro com os acervos desses três personagens, que apresentam uma narrativa visual da história de formação da comunidade e também mostra detalhes do cotidiano a partir da perspectiva dos próprios moradores.

Os interessados em contribuir com a campanha de financiamento coletivo podem adquirir o livro ou outras recompensas através do site Catarse. Acesse: www.catarse.me/retratistasdomorro.

     
Fotos: João Mendes