segunda-feira, 23 de abril de 2018

Sociedade Fluminense de Fotografia organiza oficina gratuita de conservação de fotos

abril 23, 2018 | por Resumo Fotográfico

Antigo Prédio da Estação das Barcas de Niterói. Centro, 1958 (Foto Almiro Baraúna)

O rico acervo da Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) conta com cerca de cinco mil fotos e para conservá-lo e resgatar a memória contida nessas imagens, a entidade realizará um projeto que terá duração de um ano.

Uma das ações que fazem parte desse projeto é a oficina gratuita de Introdução à Conservação de Fotografia, que será ministrada, em maio, pela professora Clara Mosciaro. Ao mesmo tempo em que aprende a técnica, o aluno ajuda a conservar o patrimônio da entidade.

A oficina é uma das atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura Memória e Fotografia Pública, fruto de um convênio entre a SFF e a prefeitura de Niterói, e conta com parceria do Arquivo Público do Rio de Janeiro, da UFF e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O trampolim de Icaraí, que divertiu os banhistas de 1937 a 1965 (Reprodução)

As aulas apresentarão conteúdos básicos relacionados à conservação de acervos fotográficos, com informações sobre a qualidade dos materiais utilizados e causas de deterioração; e introdução de como fazer uma conservação preventiva de fotografias.

De acordo com o presidente da SFF, Antonio Machado, o objetivo é que posteriormente todo o acervo da entidade seja digitalizado para que o grande público tenha acesso:

"É um bem que deve ser compartilhado e uma forma de chamar a atenção para a preservação da História. Hoje as pessoas perdem fotos com facilidade. Antigamente eram mais valiosas."

A oficina terá duas turmas, cada uma com 20 vagas, e as aulas acontecerão nos dias 9 e 11 de maio. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail acervo.sff@gmail.com.

Fonte: O Globo