![]() |
Sushobhan Badhai/Unsplash |
Qual é a chave para o crescimento como fotógrafo? Seria comprar o melhor equipamento? Ou seria ter um Instagram com um feed estrategicamente elaborado para seu público? Em artigo para o site FStoppers, Tim Behuniak discute sobre o melhor caminho para progredir como fotógrafo.
“A melhor coisa que podemos fazer para o nosso próprio desenvolvimento como criativos é estudar o trabalho de outros fotógrafos e artistas. Não importa qual seja o equipamento que temos ou o quão legal seja a mídia social para os espectadores, corremos o risco de estagnação se não aprendermos com colegas fotógrafos.”
Tim recomenda estudar o trabalho de outros fotógrafos de outros gêneros, além daqueles que você é especializado. “Sou principalmente um fotógrafo de paisagens, mas acho muita inspiração na fotografia de rua e arquitetura. Ver as fotos de George Byrne, por exemplo, influenciou a maneira como vejo a natureza.”
![]() |
George Byrne |
Além das referências fotográficas, Tim afirma que seu estilo mudou muito após descobrir as famosas obras de Caravaggio, pintor italiano do movimento Barroco que utilizava a técnica Chiaroscuro para manipular luz e sombra, criando um contraste dramático em suas imagens.
![]() |
“Chamado de São Mateus” de Caravaggio, 1599-1600 |
Ou seja, Tim acredita na importância de estarmos sempre buscando inspiração através das obras de outros artistas. Você concorda com essa filosofia ou tem uma abordagem diferente? Se você concorda, que fotógrafos e artistas influenciam seu trabalho e a maneira como você vê o mundo?
Fonte: FStoppers (via iPhoto)