terça-feira, 16 de outubro de 2018

Fotógrafa cria série de autorretratos explorando as relações entre corpo, espaço e tempo

outubro 16, 2018 | por Gabriela Brina


Em 2011, a fotógrafa Loreal Prystaj estava explorando diferentes maneiras de capturar sua criança interior. Sua primeira tentativa foi uma cena criada em um banheiro. A fotógrafa encheu o lugar até a borda com bolas coloridas, arrumou a sua câmera e o temporizador, submergiu na banheira e se fotografou fechando os olhos e sorrindo. Destinada ao projeto “Inner Child”, a fotografia tomou vida própria, estimulando a série em andamento Body in Bathworks.

O projeto é, basicamente, uma série de retratos com Loreal deitada em diversas banheiras coberta por todos os tipos de adereços possíveis - desde balões, até galhos de árvores e miojo. As fotos são tiradas de uma vista aérea, a composição é muito simétrica e cada foto tem uma paleta de cores bem pensada. Porém, o projeto é mais do que aparenta. Segundo Loreal, a série nasceu da necessidade por estrutura, um conjunto de regras para encontrar uma nova direção criativa. A banheira, confinada por sua própria estrutura e pelas paredes, tornou-se o cenário perfeito.

No começo, a fotógrafa não estava realmente preocupada em atribuir significado a cada uma de suas tomadas - o que importava mais era decorar a banheira de uma forma excitante e esteticamente agradável. Logo, porém, o foco de Loreal mudou. Ela descobriu que seus auto-retratos ecoavam os muitos capítulos diferentes de sua vida pessoal.

“No final da estrada, a questão tornou-se, como eu deveria estar na banheira? Neste ponto, comecei a me tornar um personagem, mas muitas vezes morto ou olhando para longe. Mais tarde, a questão tornou-se 'como devo interagir com o meu ambiente?' Durante essa fase, meus personagens ganharam vida, interagindo com o ambiente que existia apenas na banheira. Atualmente me pergunto, que personagem devo ser? Com essa pergunta, eu realmente interajo com o espectador fazendo contato visual com a câmera.”

De retratos nus em banheiras decoradas, a série cresceu em um projeto que explora as complicadas relações entre o tempo, o espaço e o corpo humano. Mas o elemento de entretenimento ainda está lá, garante Prystaj.























Fonte: Konbini