terça-feira, 30 de outubro de 2018

Fotógrafo retrata os dois lados dos policiais negros nos EUA

outubro 30, 2018 | por Gabriela Brina


O fotógrafo norte-americano Daniel Edwards estava percorrendo seu feed do Facebook no verão de 2016, quando encontrou um vídeo viral de Diamond Reynolds que, em um pânico calmo, contou como um policial em St. Anthony, Minnesota, atirou e matou seu namorado, Philando Castile, durante uma parada de tráfego de rotina.

Quando Edwards processou o que viu no vídeo, ele teve uma percepção: embora seus pais, Arby Hurd e C.C. Edwards tiveram carreiras duradouras na aplicação da lei, ele havia desenvolvido uma desconfiança geral com policiais. “Eu desenvolvi essa atitude em torno da polícia, mas ao mesmo tempo amo meus pais”, disse ele. “Como esses sentimentos poderiam compartilhar o mesmo espaço? Eu comecei a refletir isso.”


As contradições entre o bom policiamento que seus pais exemplificaram e a raiva provocada pelo fluxo constante das imagens que expuseram a brutalidade policial, se tornaram o estopim para “Black Outlined Blue”, uma série de imagens, feitos com uma câmera de grande formato de 4x5 polegadas, de retratos duplos em preto e branco de oficiais negros.

O projeto fotográfico de um ano de idade continua, sendo atualmente filmado em Atlanta, onde Edwards está cursando o Mestrado em Belas Artes em fotografia na Savannah College of Art and Design. O projeto possui a participação de 10 membros do Departamento de Polícia de Atlanta em uniforme e em suas roupas de rua. Daniel capturou principalmente os policiais olhando diretamente para a câmera nos cenários de maior significância para eles - lugares onde algo acontecia que definia pessoalmente o trabalho para eles.


Dependendo do que os sujeitos estão usando, as imagens bem aparadas evocam representações complicadas que não são diferentes de suas próprias visões do policiamento moderno. As armações lado a lado do policial Eric King mostram-no de uniforme usando seu distintivo, algemas e armas de fogo - todos os símbolos de poder sancionado pelo Estado por muito tempo suspeitosamente vistos em muitas comunidades negras. A segunda imagem é um retrato do Sr. King usando um capuz preto - uma peça de roupa que muitas vezes resulta em homens e meninos negros sendo vistos como suspeitos nas ruas de suas comunidades.

“Eu abordei este projeto a partir das lentes do que W.E.B. Du Bois chamou 'dupla consciência': a ideia de ter que se dividir em um espaço para sobreviver. Como é ter que navegar por isso como uma pessoa negra nos Estados Unidos? Como que é quando você acaba vestindo esse uniforme que representa perigo para muitas pessoas e pode representar perigo para você mesmo quando está sem uniforme, e você está apenas usando sua pele preta ou marrom?”


Para responder a essas perguntas, Edwards pediu aos oficiais que anotassem reflexões que acrescentassem outra camada ao seu retrato. Os participantes explicam porque eles servem, as dificuldades e percepções que eles têm sendo negros e policiais, e suas impressões de sua profissão no rescaldo de movimentos pelas vidas negras.

“Eu me vi trabalhando em um protesto da 'Black Lives Matter' e vários manifestantes estavam gritando comigo, me chamando de traidora e vendida”, escreveu a policial Phyllis White, que encontrou sua única aspiração profissional ao se juntar ao Departamento de Polícia de Atlanta. “Bem, pouco eles sabiam que por eu ser apenas uma policial não significa que eu não tenha minha própria opinião. Compartilhamos algumas das mesmas visões.”

“As pessoas muitas vezes precisam dar uma segunda olhada para perceber que é a mesma pessoa nos retratos do projeto. No começo, tudo o que eles veem é um sistema quebrado e perigoso personificado. Este projeto é sobre desafiar as pessoas e a polícia para evitar o perigo da história.”






Fonte: The New York Times