segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Filme x digital na fotografia de shows; confira o teste

fevereiro 18, 2019 | por Resumo Fotográfico


O filme é raramente usado na fotografia de música. A razão para isso é principalmente por causa das mídias sociais e notícias instantâneas. Não há tempo para ir para casa e e revelar o filme ou esperar até o dia seguinte para que um laboratório abra para fazer isso por você. Em shows, levamos nosso laptop conosco e começamos a enviar fotos minutos depois que o artista pisou no palco. Isso é o que as pessoas esperam com as tecnologias atuais.

Em segundo lugar, o filme pode ser difícil de trabalhar, especialmente para nesse segmento. Os locais são geralmente muito escuros e o filme colorido de alta sensibilidade é caro e difícil de encontrar. Quando há luzes, elas tendem a estrobiar, tornando ainda mais difícil obter a exposição correta. Além disso, se você tem uma boa câmera de filme, provavelmente foi construída nos anos 70. A tecnologia de auto-exposição não era boa naquela época e pode não ter envelhecido bem.

Em artigo para o site Goldenpec, o fotógrafo Owen Humphreys fez a cobertura de um evento musical utilizando uma câmera de filme e uma câmera digital e publicou os resultados para fazer um comparativo. “Eu usei filme ISO 400 e configurei minha câmera digital para ISO 400. Portanto, essa é uma comparação direta entre um sensor de filme químico e um sensor digital moderno.”


Owen utilizou o filme Fujifilm Superia X-tra ISO 400 36 em uma Canon A-1 com uma lente Canon 55mm f/1.2 SSC. A abertura foi definida em f/1.2 e a velocidade do obturador foi definida pela exposição automática da câmera. O filme foi revelado e digitalizado na loja da Gunn's Camera.

Em seu kit digital, Owen utilizou uma Canon 6D com uma lente Canon 55mm f/1.2 SSC Aspherical. A abertura foi definida em f/1.2, com ISO 400 e a velocidade do obturador variou entre 1/80 a 1/250 com base na luz. Ambas as imagens tinham edições normais no Lightroom.

“A fotografia musical é o ambiente mais difícil de comparar filme versus digital. Os locais escuros, os artistas que se movem rapidamente, o contraste massivo das luzes artificiais do palco, até mesmo as câmeras modernas, caras e de tirar o fôlego, podem ter dificuldades nesse tipo de cenário.”

Veja abaixo uma seleção das fotos obtidas (filme à esquerda, digital à direita):






“O que eu descobri usando as duas mídias é que com o filme você é forçado a desacelerar, certificar-se de que a composição está certa, observar o artista e prever como eles vão passar, porque eu sei que só tenho 36 fotos no meu rolo e não quero desperdiçar nenhuma delas. Com o digital, é o oposto.”

“As câmeras modernas não têm a tela de foco de prisma dividido que ajuda você a focar como as antigas câmeras de filme (eu comprei um prisma dividido para minha câmera digital, mas acabou sendo inútil). Com a minúscula profundidade de campo da lente f/1.2, o foco torna-se um jogo de tentativa e erro no qual acabei com 20 vezes mais fotos.”

Veja mais fotos.