terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Leica lança edição especial da câmera M10-P para cineastas

fevereiro 12, 2019 | por Resumo Fotográfico


A Leica lançou um modelo de edição limitada da sua câmera rangefinder digital M10-P para celebrar o 100º aniversário da American Society of Cinematographers. No último sábado, a ASC apresentou a 33ª edição da sua premiação e a Leica afirma que essa é “uma ocasião ideal para apresentar uma ferramenta exclusiva para cineastas: a Leica M10-P ASC 100 Edition”.

A Leica está ligada ao cinema desde os seus primórdios, quando Oskar Barnack tirou tiras de filmes cinematográficos de 35mm para usar em câmeras fotográficas. Ele também usou a câmera original Leica para testar as configurações de exposição para câmeras de cinema.


Segundo a empresa, a Leica M10-P ASC 100 Edition dá continuidade à ideia engenhosa de Barnack e a traduz em tempos modernos, tornando-se a “câmera ideal para recriar o visual autêntico do cinema em fotos”.

O conjunto de edição limitada vem com um corpo M10-P e uma lente Summicron-M 35 f/2 ASPH. A câmera inclui dois modos de software com aparência de cinema que foram desenvolvidos em colaboração com "alguns dos mais influentes diretores de fotografia do mundo e membros do ASC". O modo ASC Cine Classic simula a aparência analógica do filme de 35 mm, enquanto o modo ASC Contemporary cria um visual de filme digital contemporâneo.

Além disso, a M10-P ASC 100 Edition permite aos usuários selecionar diferentes proporções utilizadas na cinematografia. As proporções de aspecto são visíveis como um quadro de linhas brilhantes no modo live view.


Juntamente com a câmera e a lente, vem um visor eletrônico Visoflex e um Leica M-PL-Mount, que permite o uso para a maioria das lentes de montagem PL com a câmera. Isso significa que os cineastas podem visualizar e testar cenas com uma lente cine antes de começar a fotografar.

Como seria de se esperar, a câmera de edição limitada também apresenta um design exclusivo, com gravuras pretas em superfícies cromadas pretas e couro semelhante a da Leica SL. Com o seu acabamento anodizado dourado, o design da lente foi inspirado na aparência de latão da 'Ur-Leica'. O toque final é o logotipo da ASC na placa superior.

A Leica M10-P ASC 100 Edition tem previsão de chegar ao mercado a partir do outono de 2019. Nenhuma informação de preço foi divulgada, mas espera-se que seja cara. Mais informações estão disponíveis no site da Leica.

Fonte: DPReview